Title: | As variáveis contemporâneas e o conhecimento pertinente na educação profissional e tecnológica |
Author: | Binder, Iara Maitê Campestrini |
Abstract: |
Na presente tese, objetiva-se analisar de que forma os valores institucionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) podem ser assumidos como variáveis contemporâneas na equação civilizatória, na perspectiva da construção do conhecimento pertinente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso porque alguns estudos têm afirmado que a formação científica e tecnológica não pode ser vista como antagônica à formação humana, comprometida com o desenvolvimento social, econômico, político, ambiental, cultural, local e global. Essas dimensões se articulam ao conceito de ?equação civilizatória? e suas variáveis contemporâneas, cunhado por Walter Bazzo, o qual metaforiza as complexas relações científicas e tecnológicas em relação às dinâmicas sociais como meio de expressálas no contexto educativo. Há, pois, indicativos de que tal conceito se alinha à construção do conhecimento pertinente, processo caracterizado por Edgar Morin como modo de superar os antagonismos resultantes de uma separação entre a cultura científica e a cultura das humanidades num âmbito multidimensional. A partir do conceito de ?equação civilizatória? e da perspectiva da multidimensionalidade do conhecimento pertinente, cunhou-se o conceito de ?variáveis contemporâneas multidimensionais?, demarcando a integração social e a percepção do todo que se preza à formação humana. Metodologicamente, a pesquisa delineia-se como um estudo de caso, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, cujo locus é o Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica de um câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina localizado no norte catarinense. Para tal análise, três movimentos de investigação ocorreram, compondo o corpus da pesquisa: i) nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs); ii) nos trabalhos de conclusão de curso; iii) entrevistas semiestruturadas com professores orientadores ? os quais foram analisados por meio da ferramenta da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados da análise dos PDIs, destaca-se a categoria ?As variáveis contemporâneas nos documentos institucionais: o compromisso social com a formação profissional e cidadã como bússola?, pela qual se enfatiza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, da gestão e da concepção de educação e de EPT, em destaque à qualidade e inovação. A análise dos resumos dos TCCs pautou-se na categoria resultante da análise do PDI, a qual sinaliza para as perspectivas de compromisso social, equidade, sustentabilidade, inovação e qualidade identificadas nos TCCs, e à ausência do potencial emergente vinculado a ética, democracia e respeito, que se mostra no PDI. Da análise das entrevistas, resultam duas categorias: a) perspectivas e abordagens das implicações sociais da ciência e da tecnologia nos TCCs; e b) abordagens das variáveis contemporâneas nos TCCs. Triangulando as análises, temse a defesa de que as variáveis contemporâneas assumem a dimensão da multidimensionalidade, de modo que valores institucionais do PDI podem se configurar como potenciais variáveis contemporâneas multidimensionais na construção do conhecimento pertinente, demarcando uma formação humana e complexa para com estudantes e professores, materializada em sua devolutiva à sociedade em suas produções, a exemplo dos TCCs, algo que não se limita ao IFSC, mas estende-se a todas as instituições voltadas à formação em seus mais diversos níveis de ensino Abstract: This thesis aims to analyze how the institutional values of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) can be considered contemporary variables in the civilizational equation from the perspective of constructing relevant knowledge within the context of Professional and Technological Education (EPT). This is because some studies have affirmed that scientific and technological training should not be seen as antagonistic to human development, which is committed to social, economic, political, environmental, cultural, local and global development. These dimensions are articulated with the concept of the \"civilizational equation\" and its contemporary variables, coined by Walter Bazzo, which metaphorically expresses the complex scientific and technological relationships in relation to social dynamics within the educational context. There are indications that this concept aligns with the construction of relevant knowledge, a process characterized by Edgar Morin as a way to overcome the antagonisms resulting from the separation between scientific culture and the humanities in a multidimensional scope. Based on the concept of the \"civilizational equation\" and the perspective of the multidimensionality of relevant knowledge, the concept of \"multidimensional contemporary variables\" was coined, marking the social integration and the perception valued in human formation. Methodologically, the research is outlined as a case study, applied in nature, with a qualitative approach, focusing on the Higher Technology Course in Mechanical Manufacturing at a campus of the Federal Institute of Santa Catarina located in northern Santa Catarina. For this analysis, three investigative movements occurred, forming the research corpus: i) Institutional Development Plans (PDIs); ii) final course projects; iii) semi-structured interviews with supervising professors, which were analyzed using the Discursive Textual Analysis tool. Among the results from analyzing the PDIs, the category \"Contemporary variables in institutional documents: the social commitment to professional and citizen formation as a compass\" stands out, emphasizing the inseparability of teaching, research, and extension, from the management and conception of education and EPT, with a focus on quality and innovation. The analysis of the final project summaries was based on the category resulting from the PDI analysis, which indicates perspectives of social commitment, equity, sustainability, innovation, and quality identified in the projects, and the absence of the emerging potential linked to ethics, democracy, and respect, which is evident in the PDI. From the analysis of the interviews, two categories emerged: a) perspectives and approaches to the social implications of science and technology in the final projects; and b) approaches to contemporary variables in the final projects. Triangulating the analyses, it is argued that contemporary variables assume the dimension of multidimensionality, so that institutional values from the PDI can be configured as potential multidimensional contemporary variables in the construction of relevant knowledge, marking a complex human formation for students and teachers, materialized in their return to society through their productions, such as final projects, something not limited to IFSC, but extending to all institutions focused on education at various levels. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262849 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PECT0584-T.pdf | 2.974Mb |
View/ |