O Brincar e o Desenvolvimento Infantil: Benefícios de uma intervenção motora para pré-escolares

DSpace Repository

A- A A+

O Brincar e o Desenvolvimento Infantil: Benefícios de uma intervenção motora para pré-escolares

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Lisiane, Poeta
dc.contributor.author Amanda, Schmitt
dc.date.accessioned 2024-12-28T15:06:14Z
dc.date.available 2024-12-28T15:06:14Z
dc.date.issued 2024-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262635
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento motor é um processo contínuo ao longo da vida, podendo sofrer influências ambientais, genéticas e sociais. É na primeira infância (0 a 6 anos) que a criança está mais propensa a receber estímulos e captá-los. A prática motora lúdica, proposta do projeto de extensão da UFSC denominado “Desenvolver” tem como objetivo potencializar o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das crianças. O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de uma intervenção motora no desenvolvimento motor de crianças entre 2 e 6 anos de idade e discutir a viabilidade desta proposta de intervenção motora no contraturno escolar. Foram avaliadas 10 crianças que participaram de um semestre no projeto de extensão “Desenvolver”. As crianças foram avaliadas antes e após o projeto por meio da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM nas áreas da coordenação (motricidade fina e global), propriocepção (equilíbrio e esquema corporal) e percepção (organização espacial e temporal). Para a análise dos dados foi utilizado o Wilcoxon, com nível de significância p<0,05. Os resultados indicam que houve mudanças significativas na motricidade global, passando do nível “normal médio” para “normal alto” e no desenvolvimento motor geral, embora tenha permanecido na classificação dentro da normalidade, em “normal médio”, de acordo com a classificação da EDM. Baseado nos achados, um programa com essas características e objetivos, oferecido no contraturno escolar ou em turno estendido de uma instituição de educação infantil pode ser benéfico, com potenciais efeitos no desenvolvimento infantil, especialmente para crianças com algum atraso no desenvolvimento. pt_BR
dc.format.extent 54 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject : Desenvolvimento Motor 1; Prática lúdica 2; Intervenção 3; Crianças 4. pt_BR
dc.title O Brincar e o Desenvolvimento Infantil: Benefícios de uma intervenção motora para pré-escolares pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_amanda_1_(2)_assinado.pdf 441.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar