Abstract:
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O desenvolvimento motor é um processo contínuo ao longo da vida, podendo sofrer
influências ambientais, genéticas e sociais. É na primeira infância (0 a 6 anos) que a
criança está mais propensa a receber estímulos e captá-los. A prática motora lúdica,
proposta do projeto de extensão da UFSC denominado “Desenvolver” tem como
objetivo potencializar o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social das
crianças. O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de uma intervenção motora
no desenvolvimento motor de crianças entre 2 e 6 anos de idade e discutir a
viabilidade desta proposta de intervenção motora no contraturno escolar. Foram
avaliadas 10 crianças que participaram de um semestre no projeto de extensão
“Desenvolver”. As crianças foram avaliadas antes e após o projeto por meio da Escala
de Desenvolvimento Motor - EDM nas áreas da coordenação (motricidade fina e
global), propriocepção (equilíbrio e esquema corporal) e percepção (organização
espacial e temporal). Para a análise dos dados foi utilizado o Wilcoxon, com nível de
significância p<0,05. Os resultados indicam que houve mudanças significativas na
motricidade global, passando do nível “normal médio” para “normal alto” e no
desenvolvimento motor geral, embora tenha permanecido na classificação dentro da
normalidade, em “normal médio”, de acordo com a classificação da EDM. Baseado
nos achados, um programa com essas características e objetivos, oferecido no
contraturno escolar ou em turno estendido de uma instituição de educação infantil
pode ser benéfico, com potenciais efeitos no desenvolvimento infantil, especialmente
para crianças com algum atraso no desenvolvimento. |