Papel da participação em um projeto social sobre a disposição para a prática de educação física escolar: uma análise a partir da teoria bioecológica do desenvolvimento humano

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Papel da participação em um projeto social sobre a disposição para a prática de educação física escolar: uma análise a partir da teoria bioecológica do desenvolvimento humano

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Borges, Paulo Henrique
dc.contributor.author Sarmento, Hariel Sousa de Moraes
dc.date.accessioned 2024-12-24T15:43:03Z
dc.date.available 2024-12-24T15:43:03Z
dc.date.issued 2024-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262597
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract Os contextos que estamos inseridos são ambientes que afetam nosso processo de formação. Utilizando da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner, analisaremos projeto social e educação física escolar como ambientes formadores do aluno. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo terá como objetivo investigar a relação entre a inserção em um projeto social que desenvolve atividades esportivas, educacionais e sociais e a disposição para a prática nas aulas de educação física escolar. Para escolha intencional dos participantes da pesquisa, serão adotados os seguintes critérios de inclusão: a) adolescentes entre 11 a 15 anos de idade; b) ser aluno entre seis meses a dois anos do projeto social – IGK; c) devem estar matriculados e frequentando uma escola de ensino público. Para realização da coleta de dados, será empregada uma entrevista semiestruturada, previamente elaborada pelos pesquisadores. A categorização dos dados da pesquisa, serão realizados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa foi possível identificar a indissociabilidade dos contextos em que em os entrevistados estão inseridos, apresentando cada sistema de profundo impacto no desenvolvimento dos adolescentes e propondo reflexões críticas acerca dos diferentes agentes envolvidos neste processo. Concluímos que quando há suporte e envolvimento dos agentes presentes no sistema bioecológico do adolescente, acarretam em maior disposição e permanência nas práticas de educação física como também no interesse por assuntos decorrentes do esporte. pt_BR
dc.format.extent p.115 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Projetos Sociais pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Teoria Bioecológica pt_BR
dc.title Papel da participação em um projeto social sobre a disposição para a prática de educação física escolar: uma análise a partir da teoria bioecológica do desenvolvimento humano pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Hariel_Sarmento ... _submissao_BU_assinado.pdf 1.117Mb PDF View/Open TCC/Ed. Física LIC - Hariel Sarmento

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