dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Borges, Paulo Henrique |
|
dc.contributor.author |
Sarmento, Hariel Sousa de Moraes |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-24T15:43:03Z |
|
dc.date.available |
2024-12-24T15:43:03Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262597 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os contextos que estamos inseridos são ambientes que afetam nosso processo de formação. Utilizando da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner, analisaremos projeto social e educação física escolar como ambientes formadores do aluno. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo terá como objetivo investigar a relação entre a inserção em um projeto social que desenvolve atividades esportivas, educacionais e sociais e a disposição para a prática nas aulas de educação física escolar. Para escolha intencional dos participantes da pesquisa, serão adotados os seguintes critérios de inclusão: a) adolescentes entre 11 a 15 anos de idade; b) ser aluno entre seis meses a dois anos do projeto social – IGK; c) devem estar matriculados e frequentando uma escola de ensino público. Para realização da coleta de dados, será empregada uma entrevista semiestruturada, previamente elaborada pelos pesquisadores. A categorização dos dados da pesquisa, serão realizados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa foi possível identificar a indissociabilidade dos contextos em que em os entrevistados estão inseridos, apresentando cada sistema de profundo impacto no desenvolvimento dos adolescentes e propondo reflexões críticas acerca dos diferentes agentes envolvidos neste processo. Concluímos que quando há suporte e envolvimento dos agentes presentes no sistema bioecológico do adolescente, acarretam em maior disposição e permanência nas práticas de educação física como também no interesse por assuntos decorrentes do esporte. |
pt_BR |
dc.format.extent |
p.115 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Projetos Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Bioecológica |
pt_BR |
dc.title |
Papel da participação em um projeto social sobre a disposição para a prática de educação física escolar: uma análise a partir da teoria bioecológica do desenvolvimento humano |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |