Abstract:
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Os contextos que estamos inseridos são ambientes que afetam nosso processo de formação. Utilizando da Teoria Bioecológica de Urie Bronfenbrenner, analisaremos projeto social e educação física escolar como ambientes formadores do aluno. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo terá como objetivo investigar a relação entre a inserção em um projeto social que desenvolve atividades esportivas, educacionais e sociais e a disposição para a prática nas aulas de educação física escolar. Para escolha intencional dos participantes da pesquisa, serão adotados os seguintes critérios de inclusão: a) adolescentes entre 11 a 15 anos de idade; b) ser aluno entre seis meses a dois anos do projeto social – IGK; c) devem estar matriculados e frequentando uma escola de ensino público. Para realização da coleta de dados, será empregada uma entrevista semiestruturada, previamente elaborada pelos pesquisadores. A categorização dos dados da pesquisa, serão realizados através do método de análise de conteúdo. Com a pesquisa foi possível identificar a indissociabilidade dos contextos em que em os entrevistados estão inseridos, apresentando cada sistema de profundo impacto no desenvolvimento dos adolescentes e propondo reflexões críticas acerca dos diferentes agentes envolvidos neste processo. Concluímos que quando há suporte e envolvimento dos agentes presentes no sistema bioecológico do adolescente, acarretam em maior disposição e permanência nas práticas de educação física como também no interesse por assuntos decorrentes do esporte. |