dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Higashi, Rafael Augusto dos Reis |
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dc.contributor.author |
Zaniboni, Pedro Antonio Neves |
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dc.date.accessioned |
2024-12-16T12:00:36Z |
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dc.date.available |
2024-12-16T12:00:36Z |
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dc.date.issued |
2024-12-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261759 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os projetos de dimensionamento geotécnico e estrutural para fundações de torres
autoportantes em linhas de transmissão de energia de alta tensão são estruturados
com base em projetos-tipo. Essa abordagem visa facilitar a padronização das
fundações em extensas linhas de transmissão, que solicitam mecanicamente
diversos tipos de solos, proporcionando escalabilidade e eficiência no processo
construtivo. Embora fundações em sapata e tubulão sejam comuns na engenharia
civil, o uso em torres de transmissão requer análise cuidadosa das demandas
específicas, especialmente das forças de tração que geram o efeito de
arrancamento. Este trabalho aplica metodologias consolidadas no dimensionamento
geotécnico e estrutural dessas fundações, incluindo o desenvolvimento de uma
sequência prática de cálculo e a análise de um estudo de caso. As estruturas
estudadas fazem parte de uma linha de transmissão de 525kV, com extensão de
75,1km. No estudo, são detalhados os dimensionamentos geotécnico e estrutural de
fundações em sapata e tubulão para torres de ancoragem intermediária (A1) e
ancoragem terminal (AT), essas estruturas apresentam carregamentos de
compressão na fundação de 2.172kN e 2.883kN, além de carregamento de tração
de 1.788kN e 2.363kN, respectivamente para o eixo local. Em solos de média a alta
resistência, o fator predominante no dimensionamento das sapatas foi a tração de
arrancamento, com recalques calculados devido a compressão de 3,7 e 4,3cm para
a torre A1, e de 4,4 e 5,2cm para torre AT. Para os tubulões, o efeito de
arrancamento foi decisivo em solos de média competência, enquanto, em solos
menos resistentes, a compressão determinou a configuração final. Os recalques nos
tubulões foram mínimos no encurtamento elástico, concentrando-se na deformação
do solo na base, com valores de 1,2 e 2,2cm, para a torre A1 e de 1,5 e 2,4cm para
torre AT. Estruturalmente, as solicitações de flexo-tração em hipóteses de tração
direcionaram o dimensionamento da armadura longitudinal nos fustes das sapatas e
dos tubulões, garantindo a segurança e integridade das fundações, o mesmo
ocorreu nas bases das sapatas, onde a área inferior tracionada da base ditou o
dimensionamento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Geotechnical and structural design projects for foundations of self-supporting
towers in high-voltage transmission lines are developed based on standardized
project types. This approach aims to facilitate the foundation standardization across
extensive transmission lines, providing scalability and efficiency in the construction
process. Although spread footing and caisson foundations are common in civil
engineering, their use in transmission towers requires careful analysis of specific
demands, especially the tensile forces that cause uplift effects. This work applies
established methodologies for geotechnical and structural foundation design,
including the development of a practical calculation sequence and a case study
analysis. The studied structures are part of a 525kV transmission line extending
75.1km. The study details the geotechnical and structural design of spread footing
and caisson foundations for intermediate anchor towers (A1) and terminal anchor
towers (AT), which exhibit compression loads on the foundations of 2,172kN and
2,883kN, along with tensile loads of 1,788kN and 2,363kN, respectively, for the local
axis. In soils of medium to high strength, uplift traction was the dominant factor in the
design of footings, with settlements calculated at 3.7 and 4.3cm for the A1 tower and
4.4 and 5.2cm for the AT tower. For caissons, uplift traction was crucial in soils of
moderate competency, while in weaker soils, compression dictated the final
configuration. Settlements in caissons were minimal in terms of elastic shortening,
concentrated primarily in soil deformation at the foundation base, with values of 1.2
and 2.2cm for the A1 tower and 1.5 and 2.4cm for the AT tower. Structurally, flexuraltensile stresses in tensile scenarios directed the design of the longitudinal
reinforcement for the shafts of footings and caissons, ensuring foundation safety and
integrity; the same was true for the footing bases, where the lower, tensioned area of
the base dictated the design. |
pt_BR |
dc.format.extent |
123 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Estrutura de fundação |
pt_BR |
dc.subject |
tubulão |
pt_BR |
dc.subject |
sapata |
pt_BR |
dc.subject |
linha de transmissão de energia |
pt_BR |
dc.subject |
torre autoportante |
pt_BR |
dc.title |
Dimensionamento de fundações para torres autoportantes de linha de transmissão de energia - Caso do trecgo de linha de transmissão de 525 kV |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |