dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Alexandre Hering |
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dc.contributor.author |
Prudêncio, Marcele Martins |
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dc.date.accessioned |
2024-12-13T18:20:27Z |
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dc.date.available |
2024-12-13T18:20:27Z |
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dc.date.issued |
2024-12-04 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261675 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
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dc.description.abstract |
O crescimento do transporte individual motorizado nos centros urbanos tem gerado impactos negativos
prejudicando a qualidade de vida da população, evidenciando a necessidade de incentivar outros
modos de transporte para além do motorizado individual. A modelagem do transporte pode ajudar
nesse processo, uma vez que ela tenta reproduzir o comportamento dos usuários dos sistemas de transporte
e pode auxiliar na tomada de decisões de possíveis intervenções. Este trabalho pretende criar um
modelo do cenário atual da Região Metropolitana de Florianópolis e analisar o impacto da implementação
do sistema BRT proposto pelo PLAMUS na RMF utilizando dados e softwares abertos. Os dados
de demanda e linhas do transporte público são do PLAMUS e os de rede viária e pontos de ônibus
do OpenStreetMap. O cenário atual é referente a estrutura de transporte já existente, com o ônibus
como transporte público. O cenário futuro consiste na simulação da implementação de um sistema
BRT coexistindo com o sistema de ônibus na área de estudo. Ambos cenários são modelados com os
dados divulgados pelo PLAMUS em 2014 projetados para o ano de 2040. O método de modelagem do
tráfego é baseado no modelo 4 etapas, que são: geração, distribuição, divisão modal e alocação. Neste
trabalho é feita a alocação do transporte privado e público do cenário atual para calibração do modelo
pelo método logit binomial da etapa de divisão modal. Em seguida o logit é processado utilizando
as alocações dos cenários atual e futuro para obtenção de dados ajustados de demanda, agora com o
sistema BRT adicionado. As alocações são refeitas com o resultado da divisão modal para comparação
de demandas antes e depois da implementação do BRT. A validação do modelo para o transporte
privado é feita de forma visual comparando o resultado encontrado com os divulgados pelo PLAMUS.
O modelo logit binomial da etapa de divisão modal é feito utilizando somente a variável tempo. A
alocação obtida das demandas do transporte privado na rede viária se assemelham visualmente com a
referência. A modelagem do transporte público existente também é muito próximo ao que foi divulgado.
Acredita-se que a ideia de modelar analiticamente cenários com e sem a implementação do BRT
e analisar os impactos gerados nas demandas dos transportes público e privado é passível de ser tema
em trabalhos futuros. No decorrer do trabalho é possível observar que a etapa de calibração do modelo
logit resulta em um valor inesperadamente baixo de R^2 sugerindo uma representação pouco realista.
Apesar disso, há um esforço em buscar possíveis modelos que expliquem a relação entre a variável
tempo e a escolha de modal para prosseguir com o experimento, mas sem sucesso, por isso concluiu-se
que, no modelo desenvolvido, a variável tempo não é levada em consideração pelos usuários. Os dados
utilizados não foram suficientes para modelar a área de estudo utilizando o método escolhido. |
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dc.description.abstract |
The growth of individual motorized transport in urban centers has had negative impacts on the population’s quality of life, highlighting the need to encourage other modes of transport besides the motorized transport. Transport modeling can help in this process, as it tries to reproduce the behavior of users of transport systems and can help in making decisions for possible interventions. This work aims to create a model of the current scenario in the Florianópolis Metropolitan Region and analyze the impact of implementing the BRT system proposed by Plamus in the RMF using open data and
software. The demand data and public transport lines are from PLAMUS and the road networks and bus stops datas are from OpenStreetMap. The current scenario refers to the existing transport structure, with the bus as public transport. The future scenario consists of simulating the implementation of a BRT system coexisting with the bus system in the study area. Both scenarios are modeled using the data released by PLAMUS in 2014 and projected to 2040. The traffic modeling method follows the
4-step transportation modeling: trip generation, trip distribution, mode choice and trip assignments. In this paper, the trip assignments of private and public transport in the current scenario is done to calibrate the model using the binomial logistic regression of the mode choice step. The logit is then
processed using the trip assignments from the current and future scenarios to obtain adjusted demand data, now with the BRT system added. The assignments are redone with the result of the mode choice to compare demand before and after BRT implementation. The data validation for private transport
is done visually by comparing the results found with those published by Plamus. The binomial logit regression of the mode choice step is made using the time as the only variable. The obtained assignment
of private transport demands on the road network visually resembles the reference. The modeling of existing public transport is also very close to what was published. The idea of analytically modeling
scenarios with and without the implementation of the BRT and analyzing the impacts generated on
public and private transport demands is likely to be the subject of future paper. During the work, it is possible to observe that the calibration stage of the logit regression resulted in an unexpectedly low value of R^2 suggesting an unrealistic representation. Despite this, there is an effort to look for possible models that explain the relationship between the time variable and mode choice in order to proceed with the experiment, but without success, so it was concluded that, in the model developed, the variable "time" is not taken into account by users. The data used was not sufficient to modeling the study area using the chosen method. |
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dc.format.extent |
85 f. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Mobilidade urbana |
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dc.subject |
Transporte coletivo |
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dc.subject |
Modelagem macroscópica |
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dc.title |
Experimentos com a modelagem do sistema BRT proposto pelo PLAMUS para a região metropolitana de Florianópolis utilizando dados e softwares abertos |
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dc.type |
TCCgrad |
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