Análise das ferramentas interativas dos livros digitais da coleção História.DOC, PNDL 2024

DSpace Repository

A- A A+

Análise das ferramentas interativas dos livros digitais da coleção História.DOC, PNDL 2024

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Lara Rodrigues
dc.contributor.author Junior, Clever Evandro Moia
dc.date.accessioned 2024-12-12T17:03:25Z
dc.date.available 2024-12-12T17:03:25Z
dc.date.issued 2024-12-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261549
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas de interatividade presentes nos livros didáticos digitais de História da coleção História.DOC, do PNLD 2024, à luz das transformações digitais no contexto da educação brasileira, buscando estabelecer conexões com os aspectos teórico-metodológicos contemporâneos do ensino de História no Brasil. Para alcançar esse objetivo, a metodologia adotada baseou-se, inicialmente, em uma revisão bibliográfica sobre os recursos didáticos voltados ao ensino de História e as mudanças educacionais impulsionadas pela atual era digital. Em seguida, foi realizada uma análise das perspectivas político-ideológicas da coleção, com ênfase nos referenciais teóricos que fundamentam o uso e a apropriação de recursos digitais na prática docente. Também foram avaliados os suportes técnicos e os recursos sugeridos aos professores pelas obras, bem como as indicações de materiais educativos online propostas pelos autores. Os resultados apontam para a presença de diferentes formatos de recursos nas ferramentas interativas, mas apontam claras limitações, como a escassez de referências bibliográficas nos conteúdos dessas ferramentas e a ausência de estratégias metodológicas adequadas para sua aplicação nos contextos educacionais. pt_BR
dc.description.abstract This research aims to analyze the interactivity tools present in the digital History textbooks in the História.DOC collection, from the PNLD 2024, in the light of digital transformations in the context of Brazilian education, seeking to establish connections with contemporary theoretical and methodological aspects of History teaching in Brazil. In order to achieve this objective, the methodology adopted was based initially on a bibliographical review of didactic resources aimed at teaching History and the educational changes driven by the current digital age. This was followed by an analysis of the political-ideological perspectives of the collection, with an emphasis on the theoretical references that underpin the use and appropriation of digital resources in teaching practice. The technical supports and resources suggested to teachers by the books were also evaluated, as well as the indications of online educational materials proposed by the authors. The results point to the presence of different resource formats in the interactive tools, but point to clear limitations, such as the scarcity of bibliographical references in the content of these tools and the lack of appropriate methodological strategies for their application in educational contexts. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Documentos históricos pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ferramentas de interatividade pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Mundo digital pt_BR
dc.title Análise das ferramentas interativas dos livros digitais da coleção História.DOC, PNDL 2024 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
MOIA JR., Clever_TCC.pdf 4.662Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar