dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Lara Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Junior, Clever Evandro Moia |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-12T17:03:25Z |
|
dc.date.available |
2024-12-12T17:03:25Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261549 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas de interatividade presentes nos livros
didáticos digitais de História da coleção História.DOC, do PNLD 2024, à luz das
transformações digitais no contexto da educação brasileira, buscando estabelecer conexões
com os aspectos teórico-metodológicos contemporâneos do ensino de História no Brasil. Para
alcançar esse objetivo, a metodologia adotada baseou-se, inicialmente, em uma revisão
bibliográfica sobre os recursos didáticos voltados ao ensino de História e as mudanças
educacionais impulsionadas pela atual era digital. Em seguida, foi realizada uma análise das
perspectivas político-ideológicas da coleção, com ênfase nos referenciais teóricos que
fundamentam o uso e a apropriação de recursos digitais na prática docente. Também foram
avaliados os suportes técnicos e os recursos sugeridos aos professores pelas obras, bem como
as indicações de materiais educativos online propostas pelos autores. Os resultados apontam
para a presença de diferentes formatos de recursos nas ferramentas interativas, mas apontam
claras limitações, como a escassez de referências bibliográficas nos conteúdos dessas
ferramentas e a ausência de estratégias metodológicas adequadas para sua aplicação nos
contextos educacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the interactivity tools present in the digital History textbooks in
the História.DOC collection, from the PNLD 2024, in the light of digital transformations in
the context of Brazilian education, seeking to establish connections with contemporary
theoretical and methodological aspects of History teaching in Brazil. In order to achieve this
objective, the methodology adopted was based initially on a bibliographical review of didactic
resources aimed at teaching History and the educational changes driven by the current digital
age. This was followed by an analysis of the political-ideological perspectives of the
collection, with an emphasis on the theoretical references that underpin the use and
appropriation of digital resources in teaching practice. The technical supports and resources
suggested to teachers by the books were also evaluated, as well as the indications of online
educational materials proposed by the authors. The results point to the presence of different
resource formats in the interactive tools, but point to clear limitations, such as the scarcity of
bibliographical references in the content of these tools and the lack of appropriate
methodological strategies for their application in educational contexts. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Documentos históricos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas de interatividade |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Mundo digital |
pt_BR |
dc.title |
Análise das ferramentas interativas dos livros digitais da coleção História.DOC, PNDL 2024 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |