Title: | Análise das ferramentas interativas dos livros digitais da coleção História.DOC, PNDL 2024 |
Author: | Junior, Clever Evandro Moia |
Abstract: |
Este trabalho tem como objetivo analisar as ferramentas de interatividade presentes nos livros didáticos digitais de História da coleção História.DOC, do PNLD 2024, à luz das transformações digitais no contexto da educação brasileira, buscando estabelecer conexões com os aspectos teórico-metodológicos contemporâneos do ensino de História no Brasil. Para alcançar esse objetivo, a metodologia adotada baseou-se, inicialmente, em uma revisão bibliográfica sobre os recursos didáticos voltados ao ensino de História e as mudanças educacionais impulsionadas pela atual era digital. Em seguida, foi realizada uma análise das perspectivas político-ideológicas da coleção, com ênfase nos referenciais teóricos que fundamentam o uso e a apropriação de recursos digitais na prática docente. Também foram avaliados os suportes técnicos e os recursos sugeridos aos professores pelas obras, bem como as indicações de materiais educativos online propostas pelos autores. Os resultados apontam para a presença de diferentes formatos de recursos nas ferramentas interativas, mas apontam claras limitações, como a escassez de referências bibliográficas nos conteúdos dessas ferramentas e a ausência de estratégias metodológicas adequadas para sua aplicação nos contextos educacionais. This research aims to analyze the interactivity tools present in the digital History textbooks in the História.DOC collection, from the PNLD 2024, in the light of digital transformations in the context of Brazilian education, seeking to establish connections with contemporary theoretical and methodological aspects of History teaching in Brazil. In order to achieve this objective, the methodology adopted was based initially on a bibliographical review of didactic resources aimed at teaching History and the educational changes driven by the current digital age. This was followed by an analysis of the political-ideological perspectives of the collection, with an emphasis on the theoretical references that underpin the use and appropriation of digital resources in teaching practice. The technical supports and resources suggested to teachers by the books were also evaluated, as well as the indications of online educational materials proposed by the authors. The results point to the presence of different resource formats in the interactive tools, but point to clear limitations, such as the scarcity of bibliographical references in the content of these tools and the lack of appropriate methodological strategies for their application in educational contexts. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261549 |
Date: | 2024-12-05 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
MOIA JR., Clever_TCC.pdf | 4.662Mb |
View/ |