dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sampa, Naloan Coutinho |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Pablo Gondim de |
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dc.date.accessioned |
2024-12-05T20:53:42Z |
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dc.date.available |
2024-12-05T20:53:42Z |
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dc.date.issued |
2024-11-29 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261364 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Fatores ambientais, climáticos, antrópicos e outros contribuem para o aumento da
frequência e da severidade de desastres naturais, incluindo movimentos de massa.
No contexto desses fenômenos, deslizamentos de terra com elevado potencial de
gerar impactos negativos são recorrentes em taludes naturais e artificiais, afetando
diversas regiões, como no estado de Santa Catarina. Diversas abordagens vêm sendo
aplicadas para a análise da estabilidade de taludes, buscando identificar os fatores
para subsidiar a tomada de decisões. Com a rápida evolução da inteligência artificial
e sua crescente aplicação em diferentes áreas, torna-se indispensável expandir seu
uso na análise de estabilidade de taludes. Neste contexto, o presente estudo tem
como objetivo desenvolver um modelo de redes neurais artificiais para a previsão do
fator de segurança de taludes homogêneos e secos. Para o treinamento da rede,
foram utilizadas 455 amostras geradas no software Slope/W, empregando o método
de Morgenstern-Price. Foram testadas diversas configurações de arquitetura das
redes neurais artificiais, permitindo identificar a estrutura que proporcionou os
melhores resultados. A arquitetura do modelo final consistiu em quatro camadas
ocultas, com um total de 95 neurônios e funções de ativação ReLU. Os resultados
obtidos indicaram um excelente desempenho do modelo dentro do intervalo de dados
utilizados, com um coeficiente de determinação (R²) de 0,999 e um erro médio
absoluto de 0,0344 nos dados de teste. Na comparação com os métodos de equilíbrio
limite, o modelo apresentou resultados próximos e satisfatórios. Por outro lado, em
relação aos ábacos de estabilidade, observou-se maior divergência nas predições,
indicando que a rede neural não generalizou adequadamente para dados fora do
intervalo de treinamento. Já no caso das equações de estabilidade, constatou-se uma
convergência satisfatória com métodos consolidados. As redes neurais artificiais
demonstraram-se altamente eficazes, evidenciando uma expressiva capacidade de
aprendizagem das relações entre os parâmetros de entrada e o fator de segurança.
No entanto, o estudo aponta amplo potencial para o aprimoramento do modelo,
especialmente pela incorporação de taludes mais complexos e pela ampliação do
intervalo de dados de treinamento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Environmental, climatic, anthropogenic, and other factors contribute to the increasing
frequency and severity of natural disasters, including mass movements. Landslides
with significant potential to cause negative impacts are recurrent in natural and artificial
slopes, affecting various regions, such as the state of Santa Catarina. Several
approaches have been applied to slope stability analysis, aiming to identify influencing
factors to support decision-making processes. With the rapid evolution of artificial
intelligence and its growing application across diverse fields, expanding its use in slope
stability analysis has become indispensable. In this context, the present study aims to
develop an artificial neural network (ANN) model to predict the safety factor of
homogeneous and dry slopes. A total of 455 samples were generated using the
Slope/W software, employing the Morgenstern-Price method, to train the network.
Various architectural configurations of the ANN were tested, enabling the identification
of the structure that yielded the best results. The final model architecture consisted of
four hidden layers, with a total of 95 neurons and ReLU activation functions. The results
indicated excellent model performance within the range of the training data, achieving
a coefficient of determination (R²) of 0.999 and a mean absolute error of 0.0344 on the
test data. When compared to limit equilibrium methods, the model produced results
that were close and satisfactory. However, greater discrepancies were observed in
predictions involving stability charts, suggesting that the neural network did not
adequately generalize to data outside the training range. On the other hand, a
satisfactory convergence was noted with consolidated stability equations. The artificial
neural networks demonstrated high efficacy, showcasing a strong learning capability
of the relationships between input parameters and the safety factor. Nonetheless, the
study highlights significant potential for model improvement, particularly through the
incorporation of more complex slopes and the expansion of the training data range. |
pt_BR |
dc.format.extent |
150 |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject |
Estabilidade de taludes |
pt_BR |
dc.subject |
Fator de segurança |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Redes neurais artificiais |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de modelo de redes neurais artificiais para previsão da estabilidade de taludes homogêneos e secos: comparação com os métodos de equilíbrio limite, ábacos de estabilidade e equações de estabilidade |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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