O ENSINO SUPERIOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE DIFÍCIL ACESSO NA AMAZÔNIA: UM OLHAR PARA O DISTRITO DE CALAMA/RO, BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

O ENSINO SUPERIOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE DIFÍCIL ACESSO NA AMAZÔNIA: UM OLHAR PARA O DISTRITO DE CALAMA/RO, BRASIL

Show simple item record

dc.contributor.author LUBIANA, ALESSANDRO
dc.contributor.author SOUZA, EDNEY COSTA
dc.contributor.author MATOS, GLEIMIRIA BATISTA DA COSTA
dc.contributor.author FERNANDES, ALICE MUNZ
dc.contributor.author TEIXEIRA, ODILENE DE SOUZA
dc.contributor.author MATOS, MARIA LUIZA COSTA
dc.date.accessioned 2024-12-02T14:03:19Z
dc.date.available 2024-12-02T14:03:19Z
dc.date.issued 2024-10-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261322
dc.description.abstract O acesso à educação em comunidades ribeirinhas figura como um desafio, sobretudo em comunidades distantes geograficamente de centros urbanos. Dentre as populações da Região Amazônica que vivenciam essa realidade, tem-se o distrito de Calama, Estado de Rondônia, Brasil. Contudo, desde 2019 esta localidade conta com acesso a internet à praticamente todos os seus moradores, o que oportunizou o uso da Educação Mediada por Tecnologias para a melhoria de seus níveis educacionais. Desse modo, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar os contributos da Educação Mediada por Tecnologias para o fomento do Ensino Superior na localidade de Calama/RO, sob a perspectiva do desenvolvimento regional. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo e exploratório, operacionalizado por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto a oito alunos egressos da comunidade. Os resultados demonstraram que a tecnologia possibilitou que os respondentes expandissem sua visão de mundo e ansiassem por modificar sua própria realidade, o que levou a casos de migração da localidade e a adoção de ações que alavancassem o desenvolvimento econômico regional endógeno e a melhorassem a qualidade de vida da população. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title O ENSINO SUPERIOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE DIFÍCIL ACESSO NA AMAZÔNIA: UM OLHAR PARA O DISTRITO DE CALAMA/RO, BRASIL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2024122.pdf 442.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar