Abstract:
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O acesso à educação em comunidades ribeirinhas figura como um desafio, sobretudo em comunidades distantes geograficamente de centros urbanos. Dentre as populações da Região Amazônica que vivenciam essa realidade, tem-se o distrito de Calama, Estado de Rondônia, Brasil. Contudo, desde 2019 esta localidade conta com acesso a internet à praticamente todos os seus moradores, o que oportunizou o uso da Educação Mediada por Tecnologias para a melhoria de seus níveis educacionais. Desse modo, a pesquisa realizada teve como objetivo analisar os contributos da Educação Mediada por Tecnologias para o fomento do Ensino Superior na localidade de Calama/RO, sob a perspectiva do desenvolvimento regional. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo e exploratório, operacionalizado por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto a oito alunos egressos da comunidade. Os resultados demonstraram que a tecnologia possibilitou que os respondentes expandissem sua visão de mundo e ansiassem por modificar sua própria realidade, o que levou a casos de migração da localidade e a adoção de ações que alavancassem o desenvolvimento econômico regional endógeno e a melhorassem a qualidade de vida da população. |