Abstract:
|
O presente trabalho de conclusão de curso visa analisar a importância da experiência estética por meio do cinema na Educação Infantil, enfoque para crianças de 4 a 5 anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em textos e artigos acadêmicos já existentes, de autores da área da educação e da arte/cinema, como Adorno, Benjamin, Fantin, Fabris, Fresquet, e Kramer, entre outros. O primeiro capítulo destaca a Educação Infantil como um período crucial para o desenvolvimento integral, enfatizando a experiência estética nesse processo. São discutidos temas como cultura visual, cultura de massas, formação docente e documentos norteadores nas instituições de Educação Infantil. No segundo capítulo, são apresentadas reflexões sobre como a arte e o cinema contribuem para a formação social e cultural das crianças. Ressaltando o contexto capitalista e as indústrias cinematográficas voltadas para o público infantil. Também são abordadas políticas públicas e iniciativas no campo do audiovisual para a educação, como mostras de cinema infantil. Conclui-se que ao integrar conscientemente o cinema na Educação Infantil de forma crítica, é possível enriquecer não apenas a sensibilidade estética das crianças, mas também promover uma formação crítica diante das complexidades contemporâneas. |