Cinema e Experiência Estética como processo formativo para crianças de 4 e 5 anos.
Show full item record
Title:
|
Cinema e Experiência Estética como processo formativo para crianças de 4 e 5 anos. |
Author:
|
Krautz, Pamplona Yasmin.
|
Abstract:
|
O presente trabalho de conclusão de curso visa analisar a importância da experiência estética por meio do cinema na Educação Infantil, enfoque para crianças de 4 a 5 anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em textos e artigos acadêmicos já existentes, de autores da área da educação e da arte/cinema, como Adorno, Benjamin, Fantin, Fabris, Fresquet, e Kramer, entre outros. O primeiro capítulo destaca a Educação Infantil como um período crucial para o desenvolvimento integral, enfatizando a experiência estética nesse processo. São discutidos temas como cultura visual, cultura de massas, formação docente e documentos norteadores nas instituições de Educação Infantil. No segundo capítulo, são apresentadas reflexões sobre como a arte e o cinema contribuem para a formação social e cultural das crianças. Ressaltando o contexto capitalista e as indústrias cinematográficas voltadas para o público infantil. Também são abordadas políticas públicas e iniciativas no campo do audiovisual para a educação, como mostras de cinema infantil. Conclui-se que ao integrar conscientemente o cinema na Educação Infantil de forma crítica, é possível enriquecer não apenas a sensibilidade estética das crianças, mas também promover uma formação crítica diante das complexidades contemporâneas. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261082
|
Date:
|
2024-08-24 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar