Currículo de educação física na Universidade Federal do Acre: articulação dos saberes de corpos-docentes, em contextos de prática, com modos outros de existir acreano

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Currículo de educação física na Universidade Federal do Acre: articulação dos saberes de corpos-docentes, em contextos de prática, com modos outros de existir acreano

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Title: Currículo de educação física na Universidade Federal do Acre: articulação dos saberes de corpos-docentes, em contextos de prática, com modos outros de existir acreano
Author: Silva, Adriane Corrêa da
Abstract: Este texto parte da tese acerca do movimento curricular, no curso de licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Acre (Ufac) e sua vinculação aos saberes, experiências, expectativas, dimensões de ensino, de pesquisa e de extensão, que orientam a produção do conhecimento. Como recorte, preocupa-se com a articulação dos saberes de corpos-docentes, em contexto de prática, com modos outros de existir acreano. Dessa forma, é assumido, como pressuposto, que o movimento curricular em investigação concebe modos de existir, ser, saber e poder, os quais foram homogeneizados no conhecimento pedagógico-científico, produzido pelas práticas de formadoras/es. Por sua vez, a lógica termina por negligenciar diversidades/diferenças de experiências corporais no contexto, reforçando a normatização do currículo, relativamente negando as diversas linguagens (desumanizadas no tempo histórico) e as configurações de sentidos outros dos corpos em formação. Em consequência, as práticas curriculares acabam naturalizadas por meio da colonialidade, sendo produzidas pelos atos de currículo. Nesse âmbito, o objetivo geral configura-se em compreender, no contexto de prática curricular dos corpos-docentes, na formação do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), a articulação dos saberes com os modos outros de existir acreano. Os objetivos específicos alinham-se em caracterizar a configuração dos elementos estruturantes do currículo e os modelos epistêmico-pedagógicos da formação de professoras/es em Educação Física na Ufac; compreender, na formação de professoras/es em Educação Física da Ufac, a articulação dos saberes dos corpos-docentes em contexto de prática; analisar, nos saberes dos corpos-docentes, a articulação com os modos outros de existir acreano. A dinâmica constituiu-se sob a companhia de teóricas/os, entre outras/os, escolhidas/os durante o processo de construção da pesquisa e impulsionaram o diálogo que envolve discussões em torno: da interculturalidade, com apoio em Walsh (2009, 2009a); do movimento curricular, com base em Macedo (2017), Sacristán (2017); da formação de professoras/es, apoiada por em Freire (2016, 2018, 2019), Nóvoa (2009, 2020); e área de Educação Física, com auxílio de Grando (2014, 2015, 2019), além da análise de potencialização e identificação dos modos outros de ser acreano, Morais (2016), Brasil (2003), Acre (2020, 2022). A investigação, sob o ponto de vista teórico-metodológico, foi caracterizada como um estudo de caso, de corte empírico e participante, em razão de ter sido realizada em local pontual e pela autora fazer parte desse coletivo. Participaram do estudo 21 corpos-docentes atuantes no curso de licenciatura em Educação Física Ufac, sendo das áreas de conhecimento específica, afim e pedagógica. Quanto aos procedimentos metodológicos, constituem-se na combinação de dois procedimentos, um de natureza teórico-conceitual, no qual encontra-se a base teórica desta pesquisa, em um conjunto de autoras/es, pesquisadoras/es, filósofas/os, educadoras/es, que discutem o tema de currículo, formação e culturas. Junto dessa revisão, estão alguns referenciais da elaboração do estado do conhecimento. A outra técnica concerne à natureza empírica e contempla as seguintes estratégias: Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), Entrevistas, Rodas de Conversa e Estudo de Base Documental (compreendendo o Projeto Pedagógico do Curso, os Planos de Curso/Ensino, os Projetos de Pesquisa e Extensão) referentes à atuação docente no período de 2018 e 2021. Tais opções priorizaram atender à necessidade de sensibilização do coletivo de corpos-docentes, sujeitos da pesquisa, de modo que se sentissem seguros, respeitados e pudessem falar e ouvir acerca das experiências na/da formação, sem hierarquização, tornando possível a articulação de suas próprias histórias de vida, culturalmente diversas, com os modos outros de ser acreano, convergindo para um conjunto de práticas culturais expressas no movimento curricular do curso.Abstract: This text is derived from the thesis on the curriculum movement within the Physical Education degree program at the Federal University of Acre (Ufac) and its connection to knowledge, experiences, expectations, and the dimensions of teaching, research, and extension that guide knowledge production. Specifically, it focuses on the articulation of the knowledge of teaching bodies in practical contexts with other modes of Acrean existence. It is assumed that the curriculum movement under investigation conceives modes of existence, being, knowing, and power that have been homogenized within the pedagogical-scientific knowledge produced by the practices of the educators. Consequently, this logic tends to neglect the diversity and differences of bodily experiences in the context, reinforcing the normalization of the curriculum and relatively denying the various languages (dehumanized in historical time) and the different configurations of meanings of the bodies in formation. As a result, curricular practices end up being naturalized through coloniality, being produced by curricular acts. In this context, the general objective is to understand, within the curricular practice context of the teaching bodies, the articulation of knowledge with other modes of Acrean existence in the Physical Education degree program at Ufac. The specific objectives are aligned with characterizing the configuration of the structuring elements of the curriculum and the epistemic-pedagogical models of teacher training in Physical Education at Ufac; understanding the articulation of the knowledge of teaching bodies in the context of practice within the training of Physical Education teachers at Ufac; and analyzing the articulation of teaching bodies' knowledge with other modes of Acrean existence. The dynamic was constituted under the guidance of theorists, among others, chosen during the research construction process, who propelled the dialogue involving discussions on interculturality, supported by Walsh (2009, 2009a); curriculum movement, based on Macedo (2017) and Sacristán (2017); teacher training, supported by Freire (2016, 2017, 2018) and Nóvoa (2009, 2020); and the area of Physical Education, with the assistance of Grando (2014, 2015, 2019), besides the analysis of the potentialization and identification of other modes of Acrean existence, by Morais (2016), Brasil (2003), Acre (2020, 2022). From a theoretical-methodological perspective, the investigation was characterized as an empirical and participatory case study, conducted in a specific location with the author being part of this collective. The study included 21 teaching bodies working in the Physical Education degree program at Ufac, covering specific, related, and pedagogical areas of knowledge. Regarding the methodological procedures, these were a combination of two procedures: one of a theoretical-conceptual nature, which encompasses the theoretical basis of this research, involving a set of authors, researchers, philosophers, and educators discussing curriculum, training, and cultures; and some references for the elaboration of the state of knowledge. The other technique concerns the empirical nature and includes the following strategies: Participatory Rapid Diagnostic (PRD), Interviews, Discussion Circles, and Documentary Base Study (comprising the Course Pedagogical Project, Course/Teaching Plans, Research and Extension Projects) related to teaching activities from 2018 to 2021. These choices prioritized meeting the need to sensitize the collective of teaching bodies, the subjects of the research, so that they felt secure, respected, and could speak and listen about their experiences in/from training without hierarchy, making it possible to articulate their culturally diverse life stories with other modes of Acrean existence, converging into a set of cultural practices expressed in the curriculum movement of the course.
Description: Tese (doutorado) ? Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260961
Date: 2024


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