UTILIZAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA ANÁLISE DOS DADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE SATISFAÇÃO DISCENTE EM UM INSTITUTO FEDERAL

DSpace Repository

A- A A+

UTILIZAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA ANÁLISE DOS DADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE SATISFAÇÃO DISCENTE EM UM INSTITUTO FEDERAL

Show full item record

Title: UTILIZAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA ANÁLISE DOS DADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE SATISFAÇÃO DISCENTE EM UM INSTITUTO FEDERAL
Author: HOFFMANN, ELISANGELA; TONOLLI, THAYNARA GILLI; BORNIA, ANTONIO CEZAR; ANDRADE, DALTON FRANCISCO DE
Abstract: O objetivo do estudo foi propor a utilização da Teoria da Resposta ao Item para analisar a satisfação dos alunos com a atuação docente nas atividades de ensino a partir dos dados da autoavaliação institucional de um instituto federal. Para a criação da escala foi utilizado o modelo de resposta gradual proposto por Samejima. Os dados utilizados nesse estudo foram coletados no Portal de Dados Abertos do Ministério da Educação (MEC), contando com 26 itens e 1.916 respondentes. O modelo mostrou-se adequado para avaliar a satisfação dos discentes com a atuação docente nas atividades de ensino, principalmente por sua adaptação a instrumentos que utilizam Escala Likert. As análises encontraram bons parâmetros de discriminação e dificuldade que, juntamente com a pontuação de cada respondente, tornaram possível a construção de uma escala e sua interpretação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260933
Date: 2024-10-05


Files in this item

Files Size Format View
2024034.pdf 1.219Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar