As práticas sociais de leitura e escrita na vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA): entrelaçamentos de sentidos e desejos

DSpace Repository

A- A A+

As práticas sociais de leitura e escrita na vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA): entrelaçamentos de sentidos e desejos

Show full item record

Title: As práticas sociais de leitura e escrita na vida dos sujeitos da educação de jovens e adultos (EJA): entrelaçamentos de sentidos e desejos
Author: Martins, Patrícia Barcelos
Abstract: Esta tese apresenta como objetivo geral compreender os sentidos e os desejos que as pessoas jovens, adultas e idosas estudantes da EJA atribuem às práticas sociais de leitura e de escrita na vida cotidiana, identificando como lidam com tais práticas em seus contextos e nas relações sociais. Já os objetivos específicos se concentram em realizar revisão teórica mediante o estudo do ?Estado do Conhecimento? e da sistematização acerca dos conceitos sobre linguagem, sentidos e desejos, bem como sobre analfabetismo, alfabetização e letramento; situar teoricamente os debates sobre as políticas públicas de alfabetização no contexto da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; caracterizar quem são os sujeitos de direitos da EJA e suas especificidades; situar as perspectivas dos letramentos sociais e da concepção Freireana de alfabetização libertadora e crítica voltada para a emancipação e autonomia dos sujeitos da EJA, bem como analisar os sentidos e os desejos atribuídos pelos estudantes da EJA em relação às práticas de leitura e de escrita no contexto da vida cotidiana. A metodologia da pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa e exploratória, abrangendo em seu aporte teórico, autores, entre os quais se destacam Freire (2003, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018, 2021), Gadotti (2006, 2013, 2018), Street (2003, 2014), Kleiman (2008, 2016), Pinto (2010), Tfouni (2010, 2013), Soares (2003, 2004, 2020, 2021) e Charlot (2000, 2013). Contou-se na investigação com um mapeamento do tipo ?Estado do Conhecimento?, bem como com uma pesquisa de campo, tomando como locus uma escola do município de São José\SC, envolvendo a participação de cinco sujeitos da EJA, sendo três alfabetizandos e dois estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na pesquisa de campo, aplicou-se um prévio questionário voltado à seleção dos participantes da pesquisa, sendo posteriormente, realizadas entrevistas com os selecionados. As análises das falas seguiram a metodologia ?Núcleos de Significação?, desenvolvida por Aguiar e Ozella (2013), o que nesta tese, resultou na organização de cinco núcleos: o desejo pela apropriação dos saberes e pela reconstituição da identidade: o sentir-se ?ser;? o desejo por liberdade pessoal: o sentir-se autônomo e independente; o desejo por socialização: o sentir-se estimado e pertencente a grupos; o desejo pela inserção e pela ascensão no mundo do trabalho: o sentir-se produtivo e funcional; o desejo pela superação dos desafios do mundo contemporâneo: o sentir-se capaz e incluído. Observou-se que, ao se sentir inconclusa, a pessoa jovem, adulta e idosa ingressa em um constante processo de busca, de satisfação que visa a aproximação daquilo que possa lhe permitir reduzir sua incompletude. Os sentidos e os desejos atribuídos às práticas de leitura e de escrita se revelam como ferramentas de mudança que influenciam na satisfação de outros desejos como a autorrealização, a transformação de si, a independência e a maior inserção social. Identificou-se, ainda, em relação aos pesquisados, que suas trajetórias de vidas entrelaçadas por desejos e sentidos, por mais que sejam marcadas pela subjetividade que as caracterizam; demarcam histórias de coletivos que encontram na mobilização social a força para impulsionar as mudanças desejadas.Abstract: The general objective of this thesis is to understand the meanings and desires that young, adult and elderly EJA students attribute to the social practices of reading and writing in everyday life, identifying how they deal with such practices in their contexts and social relationships. The specific objectives focus on carrying out a theoretical review through the study of the ?State of Knowledge? and the systematization of concepts about language, meanings and desires, as well as illiteracy, literacy and literacy; theoretically situate the debates on public literacy policies in the context of Youth and Adult Education in Brazil; characterize who are the subjects of EJA rights and their specificities; situate the perspectives of social literacies and the Freirean conception of liberating and critical literacy aimed at the emancipation and autonomy of EJA subjects, as well as analyze the meanings and desires attributed by EJA students in relation to reading and writing practices in the context of everyday life. The research methodology used was of a qualitative and exploratory nature, including in its theoretical contribution authors from different areas of knowledge, such as linguistics, psychology, sociology, philosophy and education, which we highlight: Freire (2003, 2013, 2014, 2015, 2016, 2018, 2021), Gadotti (2006, 2013, 2018), Street (2003, 2014), Kleiman (2008, 2016), Pinto (2010), Tfouni (2010, 2013), Soares (2003, 2004, 2020, 2021) and Charlot (2000, 2013) among others. The investigation involved a mapping of the state of knowledge type, as well as a field research, involving the participation of six EJA subjects, three literacy students and three students in the final years of Elementary School. In the field research, initially, as a form of probing, a previous questionnaire aimed at the selection of research participants was applied, and later, interviews were carried out with those selected. The analysis of these subjects' speeches followed the methodology recommended by Aguiar and Ozella (2013) based on ?Núcleos de Significação?, which in this thesis resulted in the organization of five nuclei: the desire for the appropriation of knowledge and for the reconstitution of identity: the to feel ?to be;? the desire for personal freedom: feeling autonomous and independent; the desire for socialization: feeling appreciated and belonging to groups; the desire for insertion and ascension in the world of work: feeling productive and functional; the desire to overcome the challenges of the contemporary world: to feel capable and included. It was observed that the condition of incompleteness of the human being reveals itself as a propitious ground for the creation of desires, given that, when feeling unfinished, the young, adult and elderly person enters a constant process of search, of satisfaction that aims at approaching what may allow him to reduce his incompleteness. The meanings and desires attributed to reading and writing practices are mobilized by the values that these practices represent for the lives of these EJA subjects, who do not envision them as practices that find an end in themselves; but reveal them as tools for change that influence the satisfaction of other desires such as self-fulfillment, self-transformation, independence, and greater social participation. It was also identified in relation to those surveyed, that their life trajectories intertwined by desires and meanings, however much they are marked by the subjectivity that characterizes them; demarcate stories of collectives that find in social mobilization the strength to drive the desired changes.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259970
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PEED1752-T.pdf 2.937Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar