dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Freire, Patrícia de Sá |
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dc.contributor.author |
Riani, Marsuel Botelho |
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dc.date.accessioned |
2024-09-24T23:27:09Z |
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dc.date.available |
2024-09-24T23:27:09Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.other |
387773 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259961 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2024. |
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dc.description.abstract |
A evolução tecnológica e a globalização têm gerado mudanças profundas e sem precedentes na sociedade atual. Essas mudanças trazem aos educadores a necessidade adaptação a uma geração nato-digital, com características singulares. Em meio a essas mudanças tecnológicas e culturais, surge para a atividade policial a necessidade de aprimoramento de sua principal tarefa: o monopólio do uso da força, em nome do Estado. Nessa seara, as técnicas não letais emergem como opções viáveis e desejadas, visando a preservação da vida, princípio básico previsto na legislação internacional dos direitos humanos. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar como uma nova metodologia de ensino ? a Neoaprendizagem ? pode ser usada para atender às necessidades de aprimoramento da atividade policial, no campo do uso da força. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica buscando relacionar conceitos de Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, teorias educacionais voltadas à educação de adultos e a transferência da aprendizagem para a prática do trabalho. Procedeu-se atividades de campo ? pesquisa documental, observação participante, questionários e entrevistas ? visando atingir o objetivo de ?analisar a contribuição da Neoaprendizagem para a transferência da aprendizagem de técnicas não letais para a prática do trabalho dos Oficiais da PMES?. Ao final da pesquisa, foi possível concluir que a Neoaprendizagem contribuiu para a disciplina e para a aprendizagem dos atuais Aspirantes a Oficial da PMES. De igual modo, foi possível verificar que houve contribuição dessa metodologia inovadora na transferência da aprendizagem para a prática do trabalho dos referidos profissionais. |
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dc.description.abstract |
Abstract: Technological evolution and globalization have generated profound and unprecedented changes in today's society. These changes bring to educators the need to adapt to a born-digital generation, with unique characteristics. In the midst of these technological and cultural changes, there is a need for police activity to improve its main task: the monopoly on the use of force, in the name of the State. In this area, non-lethal techniques emerge as viable and desired options, aiming to preserve life, a basic principle provided for in international human rights legislation. In this context, the present work seeks to analyze how a new teaching methodology ? Neolearning ? can be used to meet the needs to improve police activity, in the field of use of force. To this end, bibliographical research was carried out seeking to relate concepts of Knowledge Management, Organizational Learning, educational theories focused on adult education and the transfer of learning to work practice. Field activities were also carried out ? documentary research, participant observation, questionnaires and interviews ? aiming to achieve the objective of ?analyzing the contribution of Neolearning to the transfer of learning of Non-Lethal Techniques to the work practice of PMES Officers?. At the end of the research, it was possible to conclude that Neolearning contributed to the discipline and learning of current PMES Officer Aspirants. It was also possible to verify that there was a contribution from this innovative methodology in transferring learning to the work practice of these professionals. |
en |
dc.format.extent |
351 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem organizacional |
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dc.subject.classification |
Policiais |
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dc.title |
Aplicação da neoaprendizagem como metodologia de transferência da aprendizagem de técnicas não letais para a prática do trabalho dos oficiais da PMES |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Silva, Solange Maria da |
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