Title: | "E quem vai cuidar de mim, profe?": o cuidado como constitutivo da docência na educação infantil |
Author: | Muniz, Jacira Carla Bosquetti |
Abstract: |
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa Etnográfica, em nível de doutorado, que investigou como o cuidado é significado e se inscreve nas práticas educativo-pedagógicas das profissionais docentes na Educação Infantil, cujos sujeitos de pesquisa foram as famílias, pessoas da Comunidade Vila Santa Rosa, as profissionais da Unidade Educativa, bebês e crianças pequenas. Para tal objetivo, a pesquisa foi realizada em uma instituição pública municipal localizada no bairro Agronômica em Florianópolis/SC, entre os anos de 2019 e 2022. Os campos com os quais a presente pesquisa dialogou compreendem a Pedagogia da Infância (Rocha, 1999), (Schmitt, 2008, 2014), (Guimarães, 2008, 2023), a Pedagogia da Diferença (Skliar, 2003), da Filosofia da Infância (Kohan, 2003, 2007) e (Lima, 1997, 2008, 2015), os Estudos Sociais da Infância (Corsaro, 2011), (Sarmento, 2008), (Ferreira, 2004), (Teodoro, 2011, 2020) e (Oliveira, 2004). Também abarcou um diálogo com os Estudos de Bebês nas interlocuções com a Sociologia da Infância a partir de (Tebet, 2013, 2019a) e Geografia da Infância (Lopes, 2013). O estudo etnográfico utilizou-se de ferramentas para a geração de dados a partir da observação participante, do Grupo Focal e de entrevistas que manteve como sujeitos pessoas da Comunidade, famílias, bebês, crianças pequenas e profissionais. Mediante um processo denso de observação e de registros no Diário de Campo, os dados trouxeram elementos categorizados em quatro núcleos: Núcleo 1) O Cuidado: as relações entre a Comunidade e as famílias; Núcleo 2) O cuidado: tempo-espaço na arquitetura das relações educativas; Núcleo 3) O Cuidado: as relações com o corpo e Núcleo 4) O Cuidado: as relações de Controle e Atenção. Ao pensar o cuidado em um campo/horizonte ético, foi necessário deslocá-lo do conceito no qual se apresentava na documentação da Rede Municipal de Florianópolis/SC e, embora se anuncie como um lugar da indissociabilidade, foi preciso desconstruir o pensamento disjuntivo do cuidar e educar. Essa indissociabilidade foi/é um grande desafio, portanto, a tese formulou a saída do binômio e afirmou o cuidado como uma anterioridade ética da docência na Educação Infantil. Desse modo o estudo evidenciou que o cuidado, como constitutivo da docência, está tramado na relação com as famílias e a Comunidade Educativa, circundando processos pelos quais bebês, crianças pequenas e adultos se relacionam e constroem suas identidades, atravessados pelos marcadores sociais da diferença como raça, etnia, classe, gênero e geração. Abstract: This study presents the results of a doctoral-level ethnographic investigation into how care is understood and inscribed in the educational-pedagogical practices of teaching professionals in Early Childhood Education, whose research subjects were families, people from the Vila Santa Rosa community, professionals from the educational unit, babies and young children. For this purpose, the research was carried out in a municipal public institution located in the region of Agronômica, in Florianópolis/SC, from 2019 to 2022. The fields addressed in this research include Childhood Pedagogy (Rocha, 1999), (Schmitt, 2008, 2014), (Guimarães, 2008, 2023), Pedagogy of Difference (Skliar, 2003), Philosophy of Childhood (Kohan, 2003, 2007) and (Lima, 2008, 2015), Social Studies of Childhood (Corsaro, 2011), (Sarmento, 2008), (Ferreira, 2004), (Teodoro, 2011, 2020), and (Oliveira, 2004). The research also encompassed a dialogue with the Studies of Babies and the interlocutions with the Sociology of Childhood (Tebet, 2013, 2019a) and Geography of Childhood (Lopes, 2013). The ethnographic study employed tools to construct data based on the observation of participants and Focal Groups, interviewing people from the community, families, babies, young children and professionals. Based on a dense process of observation and field diary entries, the data was categorized into four groups: Group 1) Care: relations between the community and families; Group 2) Care: time-space in the architecture of educational relations; Group 3) Care: relations with the body; Group 4) Care: relations of control and attention. Considering care as an ethical field/horizon meant that it had to be dislocated from the concept presented in the documentation of the Municipal Network in Florianópolis/SC and, although care is announced as a place of inseparability, it was necessary to deconstruct the disjunctive thinking of caring and educating. This inseparability was/is a major challenge, so the thesis formulated a way out of the dualism, affirming care as an ethical antecedent of teaching in Early Childhood Education. Therefore, the study revealed that care, as a constitutive part of teaching, is entangled in the relationship with families and the educational community, surrounding processes through which babies, young children and adults relate and build their identities, crossed by social indicators of identity such as race, ethnicity, class, gender and generation. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259830 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1769-T.pdf | 21.53Mb |
View/ |