Cineclubes e a educação para o cinema de crianças e jovens: itinerários portugueses e brasileiros

DSpace Repository

A- A A+

Cineclubes e a educação para o cinema de crianças e jovens: itinerários portugueses e brasileiros

Show full item record

Title: Cineclubes e a educação para o cinema de crianças e jovens: itinerários portugueses e brasileiros
Author: Figueiredo, Milene dos Santos
Abstract: A presente investigação, realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, buscou identificar os itinerários de educação para o cinema trilhados por cineclubes portugueses e brasileiros. A partir de um viés teórico que discutiu as principais transformações em torno do cinema e dos seus públicos, bem como das culturas infantojuvenis ao longo dos paradigmas históricos da Modernidade e Pós-modernidade, propomos identificar as ações e as contribuições dos cineclubes na contemporaneidade para a educação para o cinema de crianças e jovens. Nossos objetivos investigativos buscaram, numa primeira fase, construir um mapeamento dos cineclubes portugueses e brasileiros, que conduzisse à seleção de quatro casos (dois em Portugal e dois no Brasil) tendo em vista uma análise mais aprofundada das suas práticas de educação para o cinema, numa segunda fase. Além disso, buscamos identificar as dimensões da educação para o cinema adotadas pelos cineclubes investigados, pontuando as particularidades e contextos de cada caso analisado. Buscamos ainda observar as mudanças e/ou permanências das práticas cineclubistas em virtude das transformações nos conceitos de cinema, cineclubismo e públicos infantojuvenis, além de perceber semelhanças e diferenças entre Portugal e Brasil na realização de práticas cineclubistas voltadas às crianças e jovens. Assim, contruímos uma investigação pautada em uma abordagem qualitativa, baseada em um estudo coletivo de casos, envolvendo a observação dos projetos e ações de educação para o cinema desenvolvidos pela Associação AO NORTE e pelo Cineclube de Viseu (em Portugal) e pelo Cineclube da Mostra e Cineclubinho Ó Lhó Lhó (no Brasil). Nosso corpus de análise foi produzido através da análise documental dos materiais de apoio disponibilizados pelos cineclubes investigados através dos websites, redes sociais ou oferecidos pessoalmente à pesquisadora; de entrevistas semiestruturadas realizadas com dirigentes, mediadores, crianças e jovens envolvidos nos projetos de educação para o cinema observados; das observações dos cineclubes investigados e nos diários de campo da investigação. A pesquisa permitiu identificar que a diversidade, preservação e divulgação do repertório cinematográfico envolvido nas ações de exibição fílmica; as parcerias estabelecidas com diferentes instituições educativas; a credibilidade e solidez dos projetos junto às suas comunidades; o conhecimento da linguagem cinematográfica explorado nas diferentes atividades, e as novas possibilidades de participação e envolvimento de crianças e jovens no movimento cineclubista são as principais contribuições que os cineclubes investigados oferecem para a consolidação de projetos e propostas de educação para o cinema voltadas ao público infantojuvenil. Também percebemos que as perceções de cinema, de cineclubismo e de culturas infantojuvenis dos mediadores e dirigentes cineclubistas são determinantes na construção das ações de cada projeto de educação para o cinema analisado, nos permitindo analisar como cada instituição atua diante das mudanças nos conceitos de cinema, cineclubismo e culturas infantojuvenis ao longo dos paradigmas da Modernidade e Pós-modernidade. Concluímos a investigação observando a diversidade das propostas formativas instituídas pelos quatro cineclubes, considerando suas conceções e práticas sobre os processos de exibição, análise e produção fílmica junto das crianças e jovens.Abstract: This research, carried out as part of a PhD in Communication Sciences at the University of Minho, sought to identify the cinema education itineraries followed by Portuguese and Brazilian film clubs. Based on a theoretical approach that discussed the main transformations surrounding cinema and its audiences, as well as children's and young people's cultures throughout the historical paradigms of Modernity and Post-Modernity, we set out to identify the actions and contributions of contemporary film clubs to children's and young people's cinema education. Our research objectives were, in the first phase, to map Portuguese and Brazilian film clubs, leading to the selection of four cases (two in Portugal and two in Brazil) with a view to a more in-depth analysis of their film education practices, in a second phase. In addition, we sought to identify the dimensions of film education adopted by the film clubs investigated, highlighting the particularities and contexts of each case analysed. We also sought to observe the changes and/or permanence of film club practices due to transformations in the concepts of cinema, film clubs and children and youth audiences, as well as to perceive similarities and differences between Portugal and Brazil in the implementation of film club practices aimed at children and young people. Thus, we conducted an investigation based on a qualitative approach, based on a collective case study, involving the observation of film education projects and actions developed by Associação AO NORTE and Cineclube de Viseu (in Portugal) and by Cineclube da Mostra and Cineclubinho Ó Lhó Lhó (in Brazil). Our corpus of analysis was produced through documentary analysis of the support materials made available by the film clubs investigated through their websites, social networks or offered personally to the researcher; semi-structured interviews conducted with directors, mediators, children and young people involved in the film education projects observed; observations of the film clubs investigated and in the research field diaries. The research enabled us to identify that the diversity, preservation and dissemination of the cinematographic repertoire involved in the film screenings; the partnerships established with different educational institutions; the credibility and solidity of the projects in their communities; the knowledge of cinematographic language explored in the different activities, and the new possibilities for children and young people to participate and get involved in the film club movement are the main contributions that the film clubs investigated offer to the consolidation of film education projects and proposals aimed at children and young people. We also noticed that the perspectives of cinema, film clubs and children's cultures of the mediators and film club leaders are decisive in the construction of the actions of each film education project analyzed, allowing us to analyze how each institution acts in the face of changes in the concepts of cinema, film clubs and children's cultures throughout the paradigms of Modernity and Post-Modernity. We concluded the research by observing the diversity of the educational proposals put in place by the four film clubs, considering their conceptions and practices regarding the processes of exhibition, analysis and film production with children and young people.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259008
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PEED1767-T.pdf 5.343Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar