dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ruhmke Ramos, Nadia Karina |
|
dc.contributor.author |
Del Claro, Alexandre Angelo |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-07T16:46:57Z |
|
dc.date.available |
2024-09-07T16:46:57Z |
|
dc.date.issued |
24-09-07 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258905 |
|
dc.description |
PIBIC-EM - Colégio de Aplicação/CED/UFSC |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho foi feita a análise de sete relatórios finais de estágio envolvendo professores-alunos que desenvolveram seus estágios curriculares obrigatórios em diversas turmas do Colégio de Aplicação UFSC ao longo do ano de 2023. O objetivo é identificar como as práticas inclusivas se deram no nível do Discurso dos participantes. Os dados retirados dos relatórios apontam que existem três categorias de práticas inclusivas: as turmas com estudantes público-alvo da Educação Especial, turmas com professores-alunos público-alvo, e turmas onde não havia presença de nenhum dos dois. Em todas as situações apontadas os professores-alunos buscavam fazer do ambiente escolar um lugar mais inclusivo, embora existam muitos desafios. No caso de professores público-alvo é encontrado relatos sobre a própria experiência no estágio, e como suas características impactam na docência e na vontade de aplicar métodos mais inclusivos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis,SC |
pt_BR |
dc.subject |
English teachers; Professores-alunos; práticas inclusivas; discurso; identidade docente |
pt_BR |
dc.title |
(Re)construindo identidades como English teachers em uma comunidade de prática emergente no estágio supervisionado em inglês da UFSC: Um olhar sobre as práticas inclusivas do ponto de vista do Discurso dos professores-alunos. |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |