(Re)construindo identidades como English teachers em uma comunidade de prática emergente no estágio supervisionado em inglês da UFSC: Um olhar sobre as práticas inclusivas do ponto de vista do Discurso dos professores-alunos.
(Re)construindo identidades como English teachers em uma comunidade de prática emergente no estágio supervisionado em inglês da UFSC: Um olhar sobre as práticas inclusivas do ponto de vista do Discurso dos professores-alunos.
(Re)construindo identidades como English teachers em uma comunidade de prática emergente no estágio supervisionado em inglês da UFSC: Um olhar sobre as práticas inclusivas do ponto de vista do Discurso dos professores-alunos.
Author:
Del Claro, Alexandre Angelo
Abstract:
Neste trabalho foi feita a análise de sete relatórios finais de estágio envolvendo professores-alunos que desenvolveram seus estágios curriculares obrigatórios em diversas turmas do Colégio de Aplicação UFSC ao longo do ano de 2023. O objetivo é identificar como as práticas inclusivas se deram no nível do Discurso dos participantes. Os dados retirados dos relatórios apontam que existem três categorias de práticas inclusivas: as turmas com estudantes público-alvo da Educação Especial, turmas com professores-alunos público-alvo, e turmas onde não havia presença de nenhum dos dois. Em todas as situações apontadas os professores-alunos buscavam fazer do ambiente escolar um lugar mais inclusivo, embora existam muitos desafios. No caso de professores público-alvo é encontrado relatos sobre a própria experiência no estágio, e como suas características impactam na docência e na vontade de aplicar métodos mais inclusivos.