dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carraro, Dilceane |
|
dc.contributor.author |
Silva, Matheus Ulian da |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-06T20:09:11Z |
|
dc.date.available |
2024-09-06T20:09:11Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/258801 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve com o objetivo problem atizar a
m etodologia utilizada no ensino superior e a relação ensino-aprendizagem com as
diversas culturas dos povos indígenas. Desta form a, elencam os os seguintes
objetivos específicos I — Com parara representatividade indígena na UFSC, antes e
após a im plem entação das ações afirm ativas; II — Levantar outros desafios
encontrados por estudantes indígenas para obterem a form ação acadêm ica; III —
Apresentaroutros m étodos de ensino e avaliação que a UFSC poderia usarpara sair
desse m odelo padrão de influência eurocêntrica; VI — Problem atizaro uso do IAA,
diplom a e m edalha de m érito pela UFSC. Os m étodos de pesquisa utilizados para
este foram docum ental e bibliográfico. A partir de docum entos obtidos com a
Universidade, constatam os que m esm o com a im plem entação das ações
afirm ativas, m uitos estudantes continuam abandonando seus cursos. Nossa
proposta para tentarm os dim inuiressa evasão, é a utilização de alguns m étodos de
ensino e de avaliação diferentes dos convencionais, com um foco intercultural, que
abranjam as m ais diversas populações do nosso país. Além da necessidade de
reform ulação dos currículos dos cursos de form a a abrangernestes conhecim entos
indígenas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
|
dc.subject |
desigualdade educacional; estudantes indígenas; interculturalidade; meritocracia |
pt_BR |
dc.title |
Estudantes indígenas na universidade: (des)caminhos para a permanência no ensino superior |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |