Abstract:
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Este Trabalho de Conclusão de Curso teve com o objetivo problem atizar a
m etodologia utilizada no ensino superior e a relação ensino-aprendizagem com as
diversas culturas dos povos indígenas. Desta form a, elencam os os seguintes
objetivos específicos I — Com parara representatividade indígena na UFSC, antes e
após a im plem entação das ações afirm ativas; II — Levantar outros desafios
encontrados por estudantes indígenas para obterem a form ação acadêm ica; III —
Apresentaroutros m étodos de ensino e avaliação que a UFSC poderia usarpara sair
desse m odelo padrão de influência eurocêntrica; VI — Problem atizaro uso do IAA,
diplom a e m edalha de m érito pela UFSC. Os m étodos de pesquisa utilizados para
este foram docum ental e bibliográfico. A partir de docum entos obtidos com a
Universidade, constatam os que m esm o com a im plem entação das ações
afirm ativas, m uitos estudantes continuam abandonando seus cursos. Nossa
proposta para tentarm os dim inuiressa evasão, é a utilização de alguns m étodos de
ensino e de avaliação diferentes dos convencionais, com um foco intercultural, que
abranjam as m ais diversas populações do nosso país. Além da necessidade de
reform ulação dos currículos dos cursos de form a a abrangernestes conhecim entos
indígenas. |