Mapeando a complexidade da evasão escolar

DSpace Repository

A- A A+

Mapeando a complexidade da evasão escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Bonaldi, Eduardo Vilar
dc.contributor.author Propodoski, Ricardo Bólico
dc.date.accessioned 2024-08-16T20:56:23Z
dc.date.available 2024-08-16T20:56:23Z
dc.date.issued 2024-08-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257676
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract A evasão escolar é um fenômeno social que demarca as limitações históricas do Estado brasileiro em alavancar políticas públicas que valorizem a educação. Em 2023, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), mais de um milhão e meio de adolescentes e jovens em idade de frequentar o Ensino Médio estavam fora da escola no país. Entretanto, evadir significa mais que abandonar a escola. O contexto da evasão se complexifica enquanto as condições sociais se fragilizam. Os marcadores sociais de classe, raça e gênero evidenciam as personagens que recorrentemente sofrem pela falta de acesso ou abandono da escola. Desta forma, as comunidades mais carentes, historicamente, são as mais prejudicadas perante situações em que a educação formal perde os sentidos socializador e inclusivo aos quais se propõe. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar estudos e pesquisas que abordam as conjunturas sociais e teóricas relacionadas à evasão escolar de jovens e adolescentes no Brasil. pt_BR
dc.description.abstract School dropout highlights how the Brazilian state has historically struggled to implement public policies that truly value education. In 2023, UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) reported that over one and a half million high school-aged adolescents and young people were out of school in Brazil. Dropping out, however, involves more than just leaving school; it becomes increasingly complex as social conditions deteriorate. Social markers like class, race, and gender repeatedly place certain groups at a disadvantage, causing them to suffer from lack of access to education or from dropping out. Consequently, the most disadvantaged communities have historically borne the brunt when formal education fails to fulfill its intended socializing and inclusive roles. This study, therefore, analyzes the social and theoretical contexts related to school dropout among youth and adolescents in Brazil. pt_BR
dc.format.extent 55 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Abandono escolar pt_BR
dc.subject Repetência pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject School evasion pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject School dropout pt_BR
dc.subject School Failure pt_BR
dc.title Mapeando a complexidade da evasão escolar pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
MAPEANDO_A_COMP ... OLAR_assinado_assinado.pdf 529.7Kb PDF View/Open TCL

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar