dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Santos, Ademir Valdir dos |
|
dc.contributor.author |
Lemiechek, Lucimara |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-07T23:24:45Z |
|
dc.date.available |
2024-08-07T23:24:45Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.other |
387204 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257027 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024. |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa analisa o processo histórico de institucionalização do Grupo Escolar Aluísio Maier, no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, no período compreendido entre 1941 e 1975. A problemática central se vincula à hipótese de que a instituição exerceu papel relevante na modernização da educação pública laranjeirense, ao incorporar, no todo ou parcialmente, métodos, teorias pedagógicas e reformas educacionais que expressavam os processos de mudanças sociais, culturais, políticas e educacionais pelas quais passou o Brasil ao longo do século XX. Os objetivos são: Analisar o processo histórico de institucionalização do Grupo Escolar Aluísio Maier no período entre 1941 e 1975; discutir os impactos da modernização da educação escolar em Laranjeiras do Sul, tomando como referência o Grupo Escolar Aluísio Maier; ampliar os conhecimentos sobre a História da Educação na região centro-oeste do Paraná, trazendo elementos que contribuam para o avanço da Historiografia da educação brasileira. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa com pressupostos associados à História de Instituições Escolares, conjugando a pesquisa documental a entrevistas com sujeitos partícipes do processo histórico de funcionamento do Grupo Escolar constituindo um corpus documental analisado à luz de bibliografia selecionada. Criado em 1941, durante a chamada Era Vargas, no cerne de um processo de expansão da escola primária no Paraná, o Grupo Escolar de Laranjeiras preencheu um vazio educacional que havia no distrito, até então servido apenas por escolas públicas isoladas, uma casa escolar inaugurada nos anos 1930 e uma instituição privada criada em 1938. A exemplo do que acontecia em nível nacional, estadual e regional no distrito de Laranjeiras onde os braços do Estado não alcançavam, as escolas particulares se faziam presentes. No ano de 1946, o empenho da professora Laudímia Trotta foi essencial ao tentar imprimir nova direção pedagógica e administrativa para as escolas isoladas e também no interior do Grupo Escolar. Os resultados mostram que, construído em lugar de destaque no cenário urbano, a inauguração do prédio em estilo modernista no ano de 1956, dotou a instituição de espaços que permitiam o desenvolvimento dos ideais escolanovistas e permitiu maior aproximação com a comunidade em função do compartilhamento de parte de suas instalações. Além disso, possibilitou a ampliação do número de matrículas oportunizando a presença nos bancos escolares de parcela da população até então desassistida pela educação pública. Identificamos um hibridismo entre as vagas pedagógicas que permearam a educação brasileira e paranaense ao longo do século XX. No depoimento dos sujeitos identificamos resquícios das três expressões: Pedagogia Moderna, Escola Nova e Pedagogia Tradicional. Aspectos como a seriação, o uso dos dedos para a contagem, os cartazes nas paredes, o uso do uniforme, a premiação dos mais comportados e dos melhores alunos, a ausência de castigos físicos, o uso de manuais didáticos, o incentivo à frequência à biblioteca e a leitura, a ênfase em atividades artísticas como música e teatro e a ordenação adequada do tempo e espaço escolar, atesta que tanto a Pedagogia Moderna ? com seu ensino intuitivo ? quanto a Escola Nova ? com a centralidade no aluno, foram práticas que estiveram presentes no cotidiano do Grupo Escolar. Entretanto, é possível inferir que o fazer pedagógico e as práticas de ensino desenvolvidas, em muitos momentos, se distanciaram das concepções da Pedagogia Moderna e da Escola Nova relacionando-se com a Pedagogia Tradicional. Constata-se, ainda, ingerência política especialmente com relação à composição do corpo docente e à administração do Grupo sendo sua direção constituída por meio de indicação, fato que, não raro, interferia no fazer pedagógico e no rendimento escolar. Com relação ao corpo discente, este era formado por parcela social e economicamente diversificada, sendo o Grupo Escolar procurado por famílias pertencentes a extratos sociais diferentes, em função do valor social atribuído à instituição em suas três décadas e meia de existência. No cotidiano do processo educativo verificam-se tempos marcados por calendário acadêmico que incluía os rituais e eventos festivos ou cívicos, o que marcou a escola graduada no país e permanece na memória coletiva da comunidade escolar. Quanto ao ocaso do Grupo Escolar Aluísio Maier, verificamos que com a promulgação da Lei n° 5.692/71 e a união dos antigos níveis primário e ginasial, aquele tipo de instituição sai de cena, dando lugar à Escola de Primeiro Grau. Mais tarde, no início dos anos 1990, a municipalização ocasionou uma nova cisão na escola, originando duas novas instituições: a Escola Municipal Aluísio Maier- Educação Infantil e Ensino Fundamental e o Colégio Estadual Laranjeiras do Sul ? Ensino Fundamental e Médio que, a exemplo do histórico Grupo Escolar Aluísio Maier, são consideradas instituições de excelência no contexto da educação laranjeirense. Os resultados obtidos apontam que, em Laranjeiras do Sul, a história do Grupo Escolar Aluísio Maier está amalgamada aos processos históricos de institucionalização da educação pública no Paraná e no Brasil. Diante desses achados, concluímos que a instituição foi responsável pela modernização escolar do município de Laranjeiras do Sul. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The research analyzes the historical process of institutionalization of Grupo Escolar Aluísio Maier in the municipality of Laranjeiras do Sul, Paraná, within the period of 1941 and 1975. The main issue regards the possibility that the institution carried out a relevant role in the modernization of public education in Laranjeiras by incorporating, as a whole or partially, methods, pedagogical theories and educational reorganization that expressed the processes of social, cultural, political and educational changes that Brazil went throughout the 20th century. The objectives are: to analyze the historical process of institutionalization of Grupo Escolar Aluísio Maier within the period of 1941 and 1975; to discuss the impacts of modernizing school education in Laranjeiras do Sul, considering Grupo Escolar Aluísio Maier as a reference; to broaden knowledge about the History of Education in the midwestern region of Paraná, gathering elements that contribute to the development of the Historiography of Brazilian Education. Concerning the methodology, the research is grounded on the History of Educational Institutions, merging documentary research and interviews with participants of the historical process of the Grupo Escolar, consisting of a documentary corpus arranged in light of the chosen bibliography. Established in 1941 during the so-called Vargas Era, at the core of an expansion process of primary education in Paraná, Grupo Escolar Aluísio Maier responded to an educational void that existed in the district, by then served only with isolated public schools, a schoolhouse opened in the 1930s and a private institution created in 1938. Likewise at the national, state and regional levels, private schools were present in the district of Laranjeiras, where the State could not reach. In 1946, the commitment of teacher Laudímia Trotta was essential while seeking to establish a new pedagogical and administrative direction for isolated schools and also in the Grupo Escolar. The results point out that the inauguration of the building in a modern style and a prominent location in the urban zone in 1956 provided the institution with spaces that allowed the development of Escolanovistas ideals and allowed deeper connection with the community due to some common area they shared. Furthermore, it enabled the increase in the number of enrollments, providing opportunities of attendance for a portion of the population that had previously been unassisted by public education. It was identified a hybridity between the pedagogical assumptions verified in Brazilian and Paraná education throughout the 20th century. In the subjects' testimonials were identified remnants revealing three expressions: Modern Pedagogy, Escola Nova and Traditional Pedagogy. Facets such as ranking, the use of fingers for counting, posters on the walls, the use of uniforms, awards for the best behaved and best students, the absence of physical punishment, the use of teaching manuals, encouraging attendance at library and reading, the emphasis on artistic activities such as music and theater and the appropriate set of school time and space, acknowledge that Modern Pedagogy - intuitive teaching - and Escola Nova - student-centered - were both present in the routine of this Grupo Escolar. However, in several moments it is possible to infer that the pedagogical and teaching practices were distant from the conceptions of Modern Pedagogy and Escola Nova and closer to the Traditional Pedagogy. Political dysfunction was noticed as well, mainly bearing in mind the composition of the teaching and the administrative staff of the Grupo Escolar, being its leadership under nominated people, a fact that not rarely influenced the pedagogical and academic performance. When it comes to the student body, it was composed by a socially and economically diverse group, once this Grupo Escolar was sought by families belonging to a variety of social and economic classes, due to the social value attributed to the institution along its three and a half decades of existence. School routine included periods of festivities and civic events which resembled the Escola Graduada in the country and remain in the collective memory of the school community. Regarding Grupo Escolar Aluísio Maier, the promulgation of the Law n° 5.692/71 and the union of the former primary and secondary levels, that type of institution became extinct, replaced by the Escola de Primeiro Grau. Later in the early 1990s, the municipalization reflected on a new split in the school, creating two new institutions: Escola Municipal Aluísio Maier - Early Childhood and Elementary Education - and Colégio Estadual Laranjeiras do Sul - Elementary and Secondary Education - which, like the historic Grupo Escolar Aluísio Maier, are considered institutions of excellence in the context of Laranjeira education. The obtained results indicate that in Laranjeiras do Sul the history of the Grupo Escolar Aluísio Maier is linked to the historical processes of institutionalization of public education in Paraná and Brazil. Given these findings, we come to the conclusion that the institution was responsible for school modernization in the municipality of Laranjeiras do Sul. |
en |
dc.format.extent |
425 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Educação |
|
dc.subject.classification |
Escolas públicas |
|
dc.title |
Grupo Escolar Aluísio Maier: a modernização da escola pública em Laranjeiras do Sul/ Paraná (1941 1975) |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|