Além das aparências: desafios e possibilidades para a escolarização das crianças haitianas em Santa Catarina durante a pandemia de coronavírus

DSpace Repository

A- A A+

Além das aparências: desafios e possibilidades para a escolarização das crianças haitianas em Santa Catarina durante a pandemia de coronavírus

Show full item record

Title: Além das aparências: desafios e possibilidades para a escolarização das crianças haitianas em Santa Catarina durante a pandemia de coronavírus
Author: Silva, Ana Paula
Abstract: Vinculada à linha de pesquisa Educação e Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, esta tese buscou compreender como opera a lógica da diferença na escolarização das crianças migrantes haitianas em uma escola estadual do município de Florianópolis, Santa Catarina. Os objetivos específicos visaram relacionar os principais acontecimentos históricos do Haiti e suas influências para a formação da migração haitiana; mapear a presença de haitianos no Brasil e seus efeitos sobre as produções científicas acerca da educação de crianças migrantes; avaliar os impactos das políticas de enfrentamento da pandemia de coronavírus para os migrantes haitianos no Brasil e analisar quais os desafios a presença das crianças migrantes haitianas impõe à escola pública. Como abordagem metodológica, utilizou-se a pesquisa qualitativa crítica. Os métodos de coleta contemplaram as pesquisas bibliográfica e documental, a observação participante, as entrevistas semiestruturadas, o questionário e o diário de campo. O recorte abrangeu o cotidiano escolar de duas crianças haitianas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2021) durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa adotou fundamentação teórica plural, valendo-se da Sociologia da Infância, da Pedagogia Crítica, da Teoria Histórico-Cultural, entre outros aportes. Resultaram dos dados três categorias de análise: o acolhimento, a socialização e o ensino-a aprendizagem. Ficou demonstrado que, na escola analisada, as crianças haitianas receberam um acolhimento satisfatório e, assim como as demais crianças, foram submetidas a um processo de escolarização igual. O estudo evidenciou que, quando ignoradas a diferença e a diversidade, as práticas pedagógicas tendem a fixar padrões homogeneizantes ratificando padrões sociais vigentes. Em um contexto crítico, a presença das crianças haitianas nos convida a refletir sobre a necessidade de romper com a lógica da escola tradicional e buscar incorporar conteúdo e atitudes que possam vislumbrar uma cultura escolar que adote os princípios da diferença e da diversidade, visando à mudança e à transformação social.Abstract: Linked to the research line Education and Childhood of the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Catarina, this thesis sought to understand how the logic of difference operates in the schooling of Haitian migrant children in a state school in the municipality of Florianópolis, Santa Catarina.The specific objectives aimed to relate the main historical events of Haiti and their influences on the formation of Haitian migration; map the presence of Haitians in Brazil and their effects on scientific productions about the education of migrant children; evaluate the impacts of coronavirus pandemic coping policies on migrants in Brazil; and analyze the challenges posed by the presence of Haitian migrant children to public schools. The methodological approach used critical qualitative research; data collection methods included bibliographic and documentary research, participant observation, semistructured interviews, questionnaires, and field diaries. The study focused on the daily school life of two Haitian children in the early years of elementary school (2021), during the Covid-19 pandemic. The research adopted a plural theoretical foundation, drawing on the Sociology of Childhood, Critical Pedagogy, Historical-Cultural theory, among others. Three categories of analysis emerged from the data: reception, socialization, and teaching-learning. It was demonstrated that in the analyzed school, Haitian children received satisfactory reception and, like other children, underwent equal process of schooling. The study evidenced that, when differences and diversity are ignored, pedagogical practices tend to establish homogenizing patterns, ratifying prevailing social standards. In a critical context, the presence of Haitian children invites us to reflect on the need to break away from the logic of traditional schooling and to seek to incorporate content and attitudes that can envision a school culture embracing the principles of difference and diversity, aiming for social change and transformation.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257017
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PEED1748-T.pdf 2.597Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar