Abstract:
|
Esse trabalho teve como objetivo implementar uma loja online para automatizar e
melhorar o processo de compra de vestimentas para colaboradores de uma empresa
de tecnologia que oferece soluções em automação industrial, sistemas de controle e
tecnologia da informação. O problema que motivou essa pesquisa foram os atrasos
de entrega e inadimplência devido ao processo ser manual. Assim, a metodologia
consistiu em uma pesquisa-ação na qual foi desenvolvido uma plataforma online, que
permite solicitações diretas de vestimentas pelos colaboradores. A metodologia
aplicada inclui a identificação do processo atual e a aplicação do ciclo PDCA, guiando
a implementação e garantindo melhorias contínuas. A parte teórica analisou, através
de pesquisas bibliográficas temas como processos administrativos, automação e
digitalização de processos, ciclo PDCA na indústria e análise de indicadores chave de
desempenho para fundamentar esse trabalho. Os resultados preliminares indicam
uma redução nos erros e maior satisfação dos colaboradores, comprovando que a
digitalização e a automação de processos administrativos são importantes para a
eficiência operacional. Este estudo contribui para a literatura ao apresentar um
exemplo prático de transformação de processos empresariais através de soluções
tecnológicas, com melhoria de aproximadamente 77% na redução de tempo de espera
para solicitar novas vestimentas e redução de 100% dos pedidos inadimplentes para
a empresa. |