Análise da inserção do coeficiente de fragilidade no dimensionamento de armaduras longitudinais de vigas de concreto de alta resistência segundo a ABNT NBR 6118/2023

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Análise da inserção do coeficiente de fragilidade no dimensionamento de armaduras longitudinais de vigas de concreto de alta resistência segundo a ABNT NBR 6118/2023

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Título: Análise da inserção do coeficiente de fragilidade no dimensionamento de armaduras longitudinais de vigas de concreto de alta resistência segundo a ABNT NBR 6118/2023
Autor: Oliveira, Isabelle Cristine Paim de
Resumo: O concreto armado é o principal material utilizado na execução de estruturas, tendo amplos estudos tecnológicos que buscam aprimorar seu uso e dimensionamento. Com isso, a evolução das normas técnicas, que regem a utilização desse material, torna-se constante. No Brasil, as estruturas de concreto armado são uniformizadas pela ABNT NBR 6118, tendo sua a versão mais recente lançada em 2023, a qual traz mudanças importantes para projetos que envolvem Concretos de Alta Resistência (CAR), devido a introdução do coeficiente de fragilidade (η), o qual reduz as resistências dos concretos de classes superiores a C40. Assim, este trabalho apresenta a comparação do dimensionamento de armadura em vigas de seção transversal retangular, submetidas à flexão simples, compostas por Concretos de Alta Resistência, seguindo duas abordagens, uma com o método utilizado na ABNT NBR 6118/2014, e outra empregando a sequência de cálculos apresentada na ABNT NBR 6118/2023. Também busca analisar a influência do uso do coeficiente η. Como resultado, observou-se um incremento de 1,34% e 2,85% no consumo de aço para armaduras positivas e negativas, respectivamente, quando aplicada a metodologia imposta na última atualização da ABNT NBR 6118/2023, considerando concretos de alta resistência. Com esses resultados, é possível verificar a variação no consumo de aço da norma antiga para a atual e entender os efeitos das mudanças normativas dentro da construção civil no Brasil.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Civil de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255988
Data: 2024-07-05


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