Diretrizes para salas de atendimento educacional especializado para alunos com transtorno do espectro autista sob o olhar profissional

DSpace Repository

A- A A+

Diretrizes para salas de atendimento educacional especializado para alunos com transtorno do espectro autista sob o olhar profissional

Show full item record

Title: Diretrizes para salas de atendimento educacional especializado para alunos com transtorno do espectro autista sob o olhar profissional
Author: Lopes, Sandra Aparecida Piloto
Abstract: A inclusão de alunos especiais em escolas da rede regular de ensino, especificamente alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido tema a ser considerado de grande pertinência para a comunidade acadêmica, profissionais da educação e sociedade em geral. O aumento do número de diagnósticos de TEA tem gerado necessidades de adequações no ambiente escolar. Desta forma, o estudo de caso desta pesquisa é o Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especificamente a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco em alunos com TEA com o uso de Tecnologia Assistiva (TA). Diante disto, o objetivo da pesquisa é propor diretrizes arquitetônicas de configuração ergonômica para salas de AEE para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Colégio de Aplicação (CA) da UFSC, como auxílio à inclusão escolar e ao bem-estar físico, cognitivo e organizacional dos alunos e profissionais que atuam na educação especial. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, pelos seguintes procedimentos metodológicos: revisão sistemática da literatura, revisão bibliográfica de Normas e leis atuais, levantamento de campo com entrevistas semi-estruturadas e visita in loco. A Revisão Sistemática da Literatura mostrou a relevância da consideração dos fatores sensoriais em projetos para ambientes escolares para alunos com TEA. Os resultados obtidos pelas entrevistas foram organizados e analisados por meio da Framework AEIOU, que forneceu subsídios para o programa de necessidades para a sala AEE do CA da UFSC. A análise das entrevistas possibilitou construir frameworks que reforçam a relevância dos fatores sensoriais dos alunos com TEA na construção de ambientes seguros, que gerem bem-estar e conforto. As análises, também, auxiliaram na percepção do impacto do uso da Tecnologia Assistiva no ambiente da sala AEE. Após a conclusão destas etapas, e com a identificação de normas e leis relacionadas ao tema, foi possível construir o programa de necessidades e realizar o projeto da sala AAE para o CA da UFSC. O projeto considerou o usuário - alunos com TEA, as atividades a serem realizadas, e aspectos do ambiente como: áreas de zoneamento, o conforto ambiental, objetos, mobiliários e seus acabanamentos, além da acessibilidade e da segurança. Este projeto contribuiu na elaboração de diretrizes arquitetônicas de configuração ergonômica que possam colaborar com escolas inclusivas para projetos de salas AEE para alunos com TEAThe inclusion of special students in regular schools, specifically students with Autism Spectrum Disorder (ASD) has been a topic of great relevance for the academic community, education professionals and society in general. The increase in the number of ASD diagnoses has generated needs for adjustments in the school environment. Thus, the case study of this research is the College of Application (CA) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), specifically the Specialized Educational Care Room (AEE) focusing on students with ASD using Assistive Technology (AT). Therefore, the objective of the research is to propose architectural guidelines of ergonomic configuration for AEE rooms for students with Autism Spectrum Disorder (ASD) of the College of Application (CA) of UFSC, as an aid to school inclusion and well-beingbe physical, cognitive and organizational of students and professionals working in special education. Thus, an exploratory research was carried out with a qualitative approach, by the following methodological procedures: systematic review of the literature, literature review of current Standards and laws, field survey with semi-structured interviews and on-site visit. The Systematic Literature Review showed the relevance of the consideration of sensory factors in projects for school environments for students with ASD. The results obtained by the interviews were organized and analyzed through the AEIOU Framework, which provided subsidies for the needs program for the AEE room of the CA of UFSC. The analysis of the interviews made it possible to build frameworks that reinforce the relevance of the sensory factors of students with ASD in the construction of safe environments that generate well-being and comfort. The analyses also helped in the perception of the impact of the use of Assistive Technology in the ESA room environment. After the completion of these steps, and with the identification of norms and laws related to the theme, it was possible to build the needs program and carry out the design of the AAE room for the CA of UFSC. The project considered the user 4 students with ASD, the activities to be carried out, and aspects of the environment such as: zoning areas, environmental comfort, objects, furniture and their finishes, as well as accessibility and safety. This project contributed to the elaboration of architectural guidelines of ergonomic configuration that can collaborate with inclusive schools for projects of ESA rooms for students with ASD
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255961
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PARQ0517-D.pdf 5.757Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar