Restauração de pista de pouso e decolagem de aeródromo com apoio em ferramenta de retroanálise: estudo de caso no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto.

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Restauração de pista de pouso e decolagem de aeródromo com apoio em ferramenta de retroanálise: estudo de caso no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto.

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Title: Restauração de pista de pouso e decolagem de aeródromo com apoio em ferramenta de retroanálise: estudo de caso no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto.
Author: Barreto, Eduarda Silva
Abstract: Este trabalho aborda as especificações para a restauração de pistas de pouso e decolagem em aeródromos, com foco em um estudo de caso em um aeródromo brasileiro. O estudo investiga os desafios enfrentados pelos operadores de aeródromos na gestão e manutenção de pavimentos, destacando a importância da análise periódica das condições funcionais e estruturais para garantir a segurança operacional dos pavimentos. O objetivo é desenvolver uma sequência metodológica para elaboração de especificações técnicas de restauração, considerando avaliações funcionais, estruturais e a utilização de ferramenta de retroanálise. O método empregado envolve a identificação de defeitos no pavimento, avaliação funcional (PCI, irregularidade longitudinal, macrotextura e atrito), avaliação estrutural (deflexão), escolha da linha crítica do ensaio deflectométrico para posterior determinação dos segmentos homogêneos, retroanálise de cada segmento homogêneo, estimativa da vida útil remanescente do pavimento, escolha da técnica de restauração mais adequada, determinação do PCN e elaboração do projeto de sinalização horizontal. Os resultados demonstram o uso consolidado de segmentos homogêneos na avaliação de pistas de pouso e decolagem, a importância das avaliações funcional e estrutural para investigação da conformidade das pistas de pouso e decolagem de aeródromos com as normativas vigentes, a relevância da comparação dos módulos de elasticidade retroanalisados com ensaios destrutivos, o impacto da preseça de concreto de cimento Portland na vida útil do pavimento e a maneira que o PCN pode ser empregado no estudo de pavimentos de aeródromos. O trabalho visa contribuir para aprimorar os processos de gestão e restauração de pistas de pouso e decolagem de aeródromos.This study addresses the specifications for rehabilitation of runways at aerodromes, focusing on a case study at a Brazilian aerodrome. The study investigates the challenges faced by aerodrome operators in sidewalk management and maintenance, highlighting the importance of periodic analysis of functional and structural conditions to ensure the operational safety of sidewalks. The purpose is to develop a methodological sequence for elaborate technical specifications for rehabilitation, taking into account functional and structural assessments and the use of back-calculation tool. The method employed involves the identification of sidewalk defects, functional assessment (PCI, longitudinal irregularity, macrotexture and friction), structural assessment (deflection), choice of the critical line of the deflectometric test for subsequent determination of homogeneous segments, back-calculation of each homogeneous segment, estimative of the the remaining useful life of the paving, choosing the most suitable rehabilitation technique, determining the PCN and elaboration of the horizontal signaling project. The results demonstrate the consolidated use of homogeneous segments in the evaluation of runways, the importance of functional and structural assessments for investigating the compliance of aerodrome runways with current regulations, the relevance of comparing the moduli of elasticity with destructive tests, the impact of the presence of Portland cement concrete on the service life of the pavement and the way in which the PCN can be used to study of airfield pavings. The work aims to help improve the management and restoration of runways. restoration of airfield runways.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255450
Date: 2024-06-20


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