Desenvolvimento profissional de treinadores: a criação de valor em espaços sociais de aprendizagem promovidos por uma federação esportiva

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Desenvolvimento profissional de treinadores: a criação de valor em espaços sociais de aprendizagem promovidos por uma federação esportiva

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Título: Desenvolvimento profissional de treinadores: a criação de valor em espaços sociais de aprendizagem promovidos por uma federação esportiva
Autor: Tozetto, Alexandre Vinícius Bobato
Resumo: Este estudo qualitativo objetivou analisar o processo de aprendizagem de treinadores por meio de valores criados em espaços sociais de aprendizagem (ESA) promovidos por uma federação esportiva. Os participantes foram seis treinadores de basquetebol e um facilitador de sistemas (FS). Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, no início, no decorrer e ao final da formação federativa (FF) com os treinadores e no início e ao final com o FS. A observação participante e um diário reflexivo também auxiliaram na complementação dos dados. Foi utilizada a análise fenomenológica interpretativa (AFI) para analisar os dados. Os resultados sobre a FF no basquetebol apresentam suas características e como algumas decisões foram tomadas ao longo da formação, por exemplo, sobre a relação entre o formador e a federação, que culminou na realização da formação colaborativa investigada. As expectativas dos participantes eram positivas, por ser uma oportunidade de discutir, receber e compartilhar materiais com embasamento científico, além de desenvolver os conhecimentos necessários para o trabalho de treinadores. O que poderia ser facilitado com as relações prévias entre alguns treinadores, em complementaridade com o fortalecimento das relações com o FS e a federação. Porém, questões como as prioridades dos treinadores e resistências para mudar o sistema podem ser barreiras para uma formação colaborativa e produtiva para seus membros. A avaliação da formação ao longo da sua realização, destacou que a participação dos treinadores melhorou ao longo das reuniões, sendo que as reuniões online foram consideradas pelos membros como um bom custo-benefício, mas que seria melhor ter mais reuniões presenciais, com momentos para que os treinadores do grupo pudessem compartilhar experiências. Dentre as possibilidades futuras para a continuidade e inovação na formação, a participação de convidados e o compartilhamento de um cronograma foram algumas das estratégias consideradas positivas. A participação de uma pessoa como responsável (FS) pelo grupo foi descrita como fundamental, para assumir ações que mantenham o grupo ativo, assim como, para manter o foco das discussões nas temáticas e equilibrar a participação de todos, na promoção da autonomia dos treinadores por meio de uma liderança positiva. A visualização dos ciclos de criação de valor (CV) demonstrou diversos valores gerados e traduzidos, ligados a vida dos treinadores, com algumas mudanças em suas práticas e com impactos sobre seus atletas, pais de atletas ou com seus pares no local de trabalho. Portanto, como considerações finais, a FF oportunizou diversificadas experiências para aprendizagens e colaborações significativas entre os treinadores. O que foi possível com a parceria entre a federação, o FS e os treinadores, além de dois pesquisadores como auxiliares do FS. O framework de criação de valor (FCV) possibilitou um entendimento detalhado sobre a construção, andamento, enquadramento e resultados da FF, por meio das diferentes visões e vivências dos participantes. Por fim, o FS foi muito importante para unir e instigar os treinadores a empreenderem conjuntamente em busca de fazer a diferença em suas rotinas profissionais e na formação de atletas.múltiplos comportamentos, considerando o público prioritário e seu contexto.Abstract: This qualitative study analyzed the learning process of coaches as values created in social learning spaces (SLS) promoted by a sports federation. Six basketball coaches and a systems convener (SC) participated in the study. Semi-structured interviews were used at the beginning, during and at the end of the federative training (FT) with coaches and at the beginning and end with SC. Participant observation and a reflective diary also helped to complement the data collected. Interpretative phenomenological analysis (IPA) was used to analyse the data. The results on the basketball FT present its characteristics and how some decisions were made throughout the training, for example, regarding the relationship between the SC and the federation, which culminated in the collaborative training investigated. The participants? expectations were positive, as it was an opportunity to discuss, receive and share scientific materials, in addition to developing the knowledge necessary for the work of coaches. This could be facilitated by previous relationships between some coaches, in addition to strengthening relationships with SC and the federation. However, issues such as coaches' priorities and resistance to changing the system can hinder collaborative and productive training for its members. The evaluation of the training throughout its duration highlighted that the participation of the coaches improved throughout the meetings. Members considered online meetings to be easy-to-use and cost-effective, but it would be better to have more face-to-face meetings, with moments for group coaches to share experiences. Among the future possibilities for continuity and innovation in training, the participation of experts and sharing a schedule were some of the positive strategies. The participation of a person responsible (SC) for the group was described as fundamental, to take actions that keep the group active, as well as to maintain the focus of discussions on the themes by balancing everyone's participation, and to promote the coaches' autonomy by through positive leadership. The visualization of value creation cycles demonstrates various values generated and translated, linked to the coaches? lives, with some changes in their practices and impacts on their athletes, parents of athletes or their peers in the workplace. Therefore, as final considerations, FT provided several experiences for meaningful learning and collaboration. This was possible with the partnership between the federation, SC, and coaches, in addition to two researchers as SC assistants. While the value creation framework (VCF) enabled a detailed understanding of the structuring, progress, framing and results of the FT, through the different views and experiences of the participants. Finally, the SC was essential in uniting and encouraging coaches to undertake joint efforts to make a difference in their coaching routines and to athletes? development.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255024
Data: 2024


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