Estudos sobre o papel da brincadeira na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski: uma análise de dissertações realizadas no PPGE/UFSC

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Estudos sobre o papel da brincadeira na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski: uma análise de dissertações realizadas no PPGE/UFSC

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Título: Estudos sobre o papel da brincadeira na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski: uma análise de dissertações realizadas no PPGE/UFSC
Autor: Pinheiro, Jackeline Claudete
Resumo: Esta pesquisa, de natureza teórica e documental, tem por objetivo investigar o brincar nas produções acadêmico-científicas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialmente considerando a perspectiva de Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934) acerca da importância dessa atividade para a criança. Para o estudo, foram identificadas e mapeadas as teses e dissertações que citaram Vigotski, defendidas no PPGE/UFSC, disponíveis em meio digital no repositório institucional da UFSC, sem recorte temporal. Para a busca das produções foram utilizadas 14 palavras-chave (organizadas de diferentes formas), o que resultou na localização de 273 trabalhos, sendo 69 deles defendidos na linha ?Educação e Infância?, correspondendo a 25% do total de pesquisas identificadas. Estes trabalhos foram organizados a partir da leitura do título, resumo, palavras- chave, referências bibliográficas e frequência de citações à Vigotski e a Teoria Histórico- Cultural nos textos. Desse montante, selecionamos 9 teses e 43 dissertações que referenciam ao menos um título de Vigotski e verificamos aquelas que mais citaram o autor. Nesse processo identificamos a recorrência da temática da brincadeira nas produções, especialmente nas dissertações. Então, ao se considerar o recorte temático desta investigação pelo brincar/brincadeira, foram analisadas as dissertações que mais citaram Vigotski e que referenciam ao menos uma obra do autor, sendo elas de autoria de Schneider (2004); Nunes (2011); Campos (2015); Brichi (2018) e Milléo (2020). Para a análise das produções nos ancoramos no materialismo histórico-dialético, que é fundamento epistemológico essencial à Teoria Histórico-Cultural. Nossa análise também se estendeu ao exame da recepção e difusão dos escritos de Vigotski tanto no Brasil quanto no PPGE/UFSC. Destacamos que seus escritos chegaram ao país por volta da década de 1980 e, no contexto local, foram incorporados à Proposta Curricular de Santa Catarina em 1991. No âmbito da linha de pesquisa ?Educação e Infância? do PPGE/UFSC identificamos as 10 obras mais referenciadas de Vigotski, com destaque para o livro ?A formação social da mente? como o mais mencionado. Prosseguimos com a exegese das cinco dissertações que abordam o brincar/brincadeira, com o intuito de identificar o enfoque central de cada obra, observando de que maneira esse tema foi tratado nas respectivas pesquisas. Realizamos a leitura completa dos textos, codificamos as passagens relevantes e estabelecemos conexões. Ao término da análise, consolidamos os códigos em quatro eixos analíticos, a saber: ?brincar - definições?, ?brincar - escola?; ?brincar - Teoria Histórico-Cultural?; ?brincar - sociedade capitalista?. Os resultados da análise evidenciaram a compreensão do brincar não como algo inato ao ser humano, mas sim como algo construído ao longo da história. Com relação a escola, observamos nas produções que esse ambiente educacional, muitas vezes, limita ou até proíbe o brincar, no entanto tem o potencial de se tornar um lugar que valoriza e compreende a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança. Por meio das pesquisas, também observamos a relevância da formação de professores nesse contexto. Identificamos que os princípios da Teoria Histórico-Cultural podem contribuir para que o brincar seja entendido como uma atividade promotora do desenvolvimento da criança. Ademais, as dissertações apontam a necessidade de assegurar condições materiais adequadas para viabilizar a ocorrência da brincadeira, considerando que a sociedade capitalista, com todo seu impacto em nossas vidas, muitas vezes limita essa atividade fundamental das crianças. Finalmente, debatemos sobre a urgência de uma ruptura social e a construção de uma nova sociedade onde a vida e o trabalho se destinem às necessidades humanas. Assim, torna-se necessário uma organização social dos trabalhadores para que na luta coletiva possam romper com essa estrutura social que nos mantém aprisionados. Acreditamos que numa nova sociedade, o brincar das crianças estará vivo e potente.Abstract: This theoretical and documentary research aims to investigate play in the academic-scientific productions of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), especially considering Liev Semiónovitch Vygotsky's (1896-1934) perspective on the importance of this activity for children. For the study, we identified and mapped the theses and dissertations that cited Vygotsky, among those defended at the PPGE/UFSC which were available in digital format in the UFSC institutional repository. Fourteen keywords (organized in different ways) were used to search for the productions, which resulted in 273 productions being found, 69 of which were defended in the ?Education and Childhood? line, corresponding to 25% of the total identified research. These productions were organized based on the reading of the title, abstract, keywords, bibliographical references and frequency of citations to Vygotsky and the Cultural-Historical Theory in the texts. From this amount, we selected 9 theses and 43 dissertations that referenced at least one of Vygotsky's titles and checked those which cited the author the most. In this process we identified the recurrence of the theme of play in the productions, especially in the dissertations. So, considering the thematic focus of this research on play, we analyzed the dissertations that most cited Vygotsky and that referenced at least one of the author's works, namely those by Schneider (2004); Nunes (2011); Campos (2015); Brichi (2018) and Milléo (2020). In order to analyze the productions, we anchored ourselves in historical-dialectical materialism, which is the essential epistemological foundation of Cultural-Historical Theory. Our analysis also extended to examining the reception and dissemination of Vygotsky's writings both in Brazil and at the PPGE/UFSC. We highlight that his writings arrived in Brazil around the 1980s and, in the local context, were incorporated into the Santa Catarina Curriculum Proposal in 1991. Within the ?Education and Childhood? line of research at the PPGE/UFSC, we identified the 10 most referenced works by Vygotsky, with the book ?Mind in Society - the development of higher psychological processes'? standing out as the most mentioned. We went on to examine the five dissertations that dealt with play, in order to, identify the central focus of each work, observing how this theme was addressed in the respective studies. We read the texts in full, coded the relevant passages and established connections. At the end of the analysis, we consolidated the codes into four analytical axes: ?play - definitions?, ?play - school?; ?play - Cultural-Historical Theory?; ?play - capitalist society?. The analysis results highlighted an understanding of play not as something innate to human beings, but as something built up throughout history. Regarding school, we observed in the productions that this educational environment often limits or even forbids play, yet it has the potential to become a place that values and understands the importance of play in children's development. Through the research, we also observed the relevance of teacher training in this context. We identified that the principles of Cultural-Historical Theory can contribute to understanding play as an activity that promotes children's development. In addition, the dissertations point to the need to ensure adequate material conditions to make play possible, considering that capitalist society, with all its impact on our lives, often limits this fundamental activity of children. Finally, we discuss the urgent need for a social break and the construction of a new society where life and work are aimed at human needs. Thus, a social organization of workers becomes necessary so that in a collective struggle they can break with this social structure that keeps us imprisoned. We believe that in a new society, children's play will be alive and powerful
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254942
Data: 2024


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