Title: | Instrumento de avaliação de competências digitais para pessoas idosas |
Author: | Henriques, Cecília Machado |
Abstract: |
O aumento da expectativa de vida traz importantes demandas no que tange o bem-estar e a inclusão das pessoas mais velhas, sobretudo para garantir um envelhecimento saudável e que permita a inclusão social das pessoas idosas. Em tempos que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) são utilizadas massivamente para além do ato de comunicar ou informar, mas também para momentos de lazer ou diversão, são importantes as ações que possibilitem a inclusão social e digital dos idosos, principalmente para socialização, educação e trabalho, ressignificando também o papel do idoso na sociedade. Atualmente, parcela da população idosa busca e participa de cursos ofertados principalmente por Universidades Abertas à Terceira Idade, programas e cursos de extensão oferecidos por Universidades Públicas ou Privadas ou Centros específicos de atendimento à esta faixa etária, geralmente mantidos pelos municípios. Essa pesquisa teve por objetivo elaborar um instrumento de avaliação de competências digitais para pessoas idosas, de modo que seja possível propor recursos educacionais a partir do nível de competência digital identificado. O método utilizado foi a Design Science Research (DSR). Os resultados obtidos foram o mapeamento de competências digitais distribuídas em dez temáticas e o instrumento de avaliação com as orientações para seu uso por professores que atuam com pessoas idosas. Ambos podem tanto orientar a proposição de cursos para o desenvolvimento de competências digitais, como para orientar a escolha dos recursos instrucionais a partir do nível de competência digital das pessoas idosas. Abstract: The increase in life expectancy brings important demands regarding the well-being and inclusion of older people, especially to ensure healthy aging and that allows the social inclusion of older people. In times when Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are used massively beyond the act of communicating or informing, but also for moments of leisure or fun, actions that enable the social and digital inclusion of the elderly are important, especially for socialization, education and work, also redefining the role of the elderly in society. Currently, part of the elderly population seeks and participates in courses offered mainly by Universities Open to the Elderly, programs and extension courses offered by Public or Private Universities or specific Centers serving this age group, generally maintained by municipalities. This research aimed to develop an instrument to assess digital skills for elderly people, so that it is possible to propose educational resources based on the level of digital competence identified. The method used was Design Science Research (DSR). The results obtained were the mapping of digital skills distributed across ten themes and the assessment instrument with guidelines for its use by teachers who work with elderly people. Both can guide the proposition of courses for the development of digital skills, as well as guide the choice of instructional resources based on the level of digital competence of older people. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254916 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0814-T.pdf | 241bytes |
View/ |