As relações entre o currículo e o ensino em educação física escolar: uma investigação sobre a proposição e a organização de conteúdos de ensino

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As relações entre o currículo e o ensino em educação física escolar: uma investigação sobre a proposição e a organização de conteúdos de ensino

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Título: As relações entre o currículo e o ensino em educação física escolar: uma investigação sobre a proposição e a organização de conteúdos de ensino
Autor: Rocha, Leonardo da Fonseca
Resumo: A presente dissertação se propõe a investigar o currículo e suas relações com a proposição e organização dos conteúdos escolares mobilizados por professores de Educação Física de escolas da Rede Municipal de Ensino e da Rede Federal de Ensino representadas através do Colégio de Aplicação e do Instituto Federal de Ensino Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Partindo do entendimento de que as dimensões sociais, culturais, políticas e econômicas são pontos de apoio imprescindíveis para compreender a escolarização contemporânea, a pesquisa discutiu sob olhar de como o poder ideológico perpetrado no espaço escolar que opera através de uma tradição seletiva do que é determinado para ser tratado na escola como conhecimento e o que é negado e excluído, tensiona a ideia de educação democrática, humanizadora, emancipadora preconizada pelos proponentes da teoria crítica em educação. Para isso, o objetivo geral traçado é compreender como os professores de Educação Física interagem com o currículo escolar na proposição e organização de conteúdos de ensino nas escolas das redes de ensino de Florianópolis-SC? Diante da busca pelas respostas às questões de pesquisas elaboradas, partimos de uma composição teórico-metodológica homologada ao que se denomina pesquisa qualitativa em educação, centrada em um enfoque descritivo-exploratório, no qual foram mobilizadas para coleta das informações duas fontes de dados para se pensar/escrever sobre o objeto de investigação, sendo elas: i) questionário com professores de Educação Física das Redes de Ensino Municipal e Federal; e ii) análise documental. A interpretação das informações apoia-se no método de triangulação dos dados destinado a construir o entendimento sobre os nexos e relações fundamentais entre o currículo escolar e a proposição do ensino por professores de Educação Física. Portanto, podemos nos deparar com a compreensão de que diferentes locais e culturas da escola influenciam diretamente o entendimento do currículo dos professores, pois dimensiona a complexidade e a singularidade de cada contexto educacional. Destacamos que observamos uma tendência na área da Educação Física em que a proposição e organização dos conteúdos de ensino (tanto nas formulações teóricas e documentos baseados como em nossos programas de ensino escolar) muitas vezes ocultam os conhecimentos formativos específicos, não os tratando como objetos de ensino centrais em nossas disciplinas pedagógicas. Por fim, entendemos que buscamos argumentar a necessidade de discussão em torno da responsabilidade de tratá-los de maneira sistemática na escola, indo ao encontro de consideração de que os conhecimentos específicos não devem ser relegados a um segundo plano, mas sim elevados à condição de elementos fundamentos na formação dos estudantes.Abstract: This dissertation aims to investigate the curriculum and its relationships with the proposition and organization of school content mobilized by Physical Education teachers from schools in the Municipal Education Network and the Federal Education Network represented through the Colégio de Aplicação and the Instituto Federal de Education, Science and Technology of Santa Catarina. Starting from the understanding that social, cultural, political and economic dimensions are essential support points for understanding contemporary schooling, the research discussed how the ideological power perpetrated in the school space operates through a selective tradition of what is determined to be treated at school as knowledge and what is denied and excluded, tensions the idea of democratic, humanizing, emancipatory education advocated by proponents of critical theory in education. To this end, the general objective outlined is to understand how Physical Education teachers interact with the school curriculum in proposing and organizing the subject matter contents in schools in the education networks of Florianópolis-SC? In the search for answers to the research questions elaborated, we started from a theoretical-methodological composition aligned with what is called qualitative research in education, centered on a theoretical-bibliographical approach, in which two sources of data were mobilized to collect information to think/write about the object of investigation, namely: i) questionnaire with Physical Education teachers from Municipal and Federal Education Networks; and ii) document analysis. The interpretation of information was based on the data triangulation method aimed at building understanding about the fundamental links and relationships between the school curriculum and the teaching proposition by Physical Education teachers. Therefore, we were able to come across the understanding that different school locations and cultures directly influence teachers' understanding of the curriculum, as it scales the complexity and uniqueness of each educational context. We highlight that there is a trend in the area of Physical Education in which the proposition and organization the subject matter contents (both in theoretical formulations and base documents and in our school teaching programs) often hide specific formative knowledge, not treating them as central teaching objects. Finally, we understand that we seek to argue the necessary discussion around the responsibility of treating them systematically at school, in line with recognizing that specific knowledge should not be relegated to the background, but rather elevated to the status of fundamental elements in the training of students.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254893
Data: 2023


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