Desigualdades raciais nos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais: análise a partir do Índice de Representação Descritiva (Descriptive Representation Index ? DRI)

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Desigualdades raciais nos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais: análise a partir do Índice de Representação Descritiva (Descriptive Representation Index ? DRI)

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Título: Desigualdades raciais nos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos Institutos Federais: análise a partir do Índice de Representação Descritiva (Descriptive Representation Index ? DRI)
Autor: Maciel, Daiana
Resumo: Esta dissertação investiga as (dis)paridades raciais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) do Brasil, com foco nos cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelos Institutos Federais no primeiro semestre 2019. Trata-se se um estudo quantitativo no qual empregamos o Índice de Representação Descritiva (Descriptive Representation Index ? DRI), proposto por Firpo et al. (2023), para mensurar situação de (dis)paridades raciais entre brancos e negros em 1077 cursos. Os resultados expressam tendência de equilíbrio racial no conjunto dos cursos analisados, no entanto, foram captadas situação de sub-representação e sobrerrepresentação de negros em 315 (29%) cursos. Dado o interesse do estado brasileiro de combater todas as formas de discriminação, os resultados imprimem a situação demográfica desses cursos após a implementação completa da Lei de Cotas (Brasil, 2012) e enfatizam a necessidade do seu constante monitoramento.Abstract: This dissertation describes racial (dis)parities in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT) in Brazil, focusing on technical courses integrated into high school offered by Federal Institutes in the first semester of 2019. This is a quantitative study in which we employ the Descriptive Representation Index (DRI), proposed by Firpo et al. (2023) to measure the situation of racial (dis)parities between white and blacks people in 1077 courses. The results express a trend towards racial balance in all the courses analyzed, however, a situation of under- and over-representation of black people was captured in 315 (29%) courses. Given the Brazilian government's interest in combating all forms of discrimination, the results reflect the demographic situation of these courses after the full implementation of the Brazilian Affirmative Action?s Law (Brazil, 2012) and emphasize the need for constant monitoring.
Descrição: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254825
Data: 2024


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