Abstract:
|
Esta pesquisa, intitulada “Contribuições da Pedagogia Hospitalar no processo de hospitalização de crianças no período escolar”, tem como objetivo geral compreender as particularidades da Pedagogia Hospitalar e seus desafios no trabalho diário com crianças hospitalizadas. Como objetivos específicos, pretende descrever a rotina das pedagogas hospitalares, entender a organização da Classe Hospitalar do HIJG, identificar os obstáculos percorridos no exercício da profissão com as crianças hospitalizadas e localizar as possibilidades objetivas da atuação da pedagogia nos hospitais. Decidiu-se por realizar a pesquisa de abordagem qualitativa e, como instrumento metodológico, utilizar a entrevista semiestruturada. A partir das entrevistas, foram criados eixos de análise e, posteriormente, observadas as informações e os dados no diálogo com autores da área. Sua importância se justifica por compreendermos que o período de internação é difícil em todas as idades, mas principalmente na infância, quando a criança precisa deixar o seu espaço escolar, onde se desenvolve e socializa, para ficar no ambiente hospitalar. Nesse sentido, a Pedagogia Hospitalar é importante para ser uma ponte entre a escola e o hospital, mantendo a criança próxima do contexto escolar ao qual ela faz parte. |