Abstract:
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Este trabalho apresenta a história dos primeiros vinte anos de funcionamento do
curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O objetivo é analisar as discussões internas em relação ao ensino da Escola. Para isso, é
realizada uma retomada histórica em relação à criação da UFSC e ao ensino de arquitetura
e urbanismo no Brasil, a fim de desenhar o contexto em que surgiu o curso analisado,
em 1977. Assim, através de uma pesquisa documental, apresentamos cronologicamente
os acontecimentos, no período de 1977 a 1996, que objetivavam pensar o ensino, a
aprendizagem e as relações pedagógicas no interior do curso. Concentram-se as análises
nos processos de reforma curricular buscando motivos, interesses, justificativas e
premissas pedagógicas que direcionam os debates. Devido a questões administrativas
e por imperativos da gestão federal do ensino superior, essas discussões em relação à
reforma do ensino limitaram-se à aprovação da nova estrutura curricular em 1996, que
ficou em vigência no curso por mais de 25 anos. |