A formação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC: histórias e reflexões sobre o ensino da Escola
Mostrar registro completo
Título:
|
A formação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC: histórias e reflexões sobre o ensino da Escola |
Autor:
|
Sousa, Cora Destefani de
|
Resumo:
|
Este trabalho apresenta a história dos primeiros vinte anos de funcionamento do
curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O objetivo é analisar as discussões internas em relação ao ensino da Escola. Para isso, é
realizada uma retomada histórica em relação à criação da UFSC e ao ensino de arquitetura
e urbanismo no Brasil, a fim de desenhar o contexto em que surgiu o curso analisado,
em 1977. Assim, através de uma pesquisa documental, apresentamos cronologicamente
os acontecimentos, no período de 1977 a 1996, que objetivavam pensar o ensino, a
aprendizagem e as relações pedagógicas no interior do curso. Concentram-se as análises
nos processos de reforma curricular buscando motivos, interesses, justificativas e
premissas pedagógicas que direcionam os debates. Devido a questões administrativas
e por imperativos da gestão federal do ensino superior, essas discussões em relação à
reforma do ensino limitaram-se à aprovação da nova estrutura curricular em 1996, que
ficou em vigência no curso por mais de 25 anos. |
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Arquitetura. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254749
|
Data:
|
2024-03-13 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo