Abordagens sobre o corpo e suas sexualidades no ensino de Ciências: uma análise a partir de anais do ENPEC e ENEBIO

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Abordagens sobre o corpo e suas sexualidades no ensino de Ciências: uma análise a partir de anais do ENPEC e ENEBIO

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Título: Abordagens sobre o corpo e suas sexualidades no ensino de Ciências: uma análise a partir de anais do ENPEC e ENEBIO
Autor: Reis, Diones dos Santos
Resumo: O referido trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGECT/UFSC. Foi realizado, sob o objetivo de discutir concepções e abordagens sobre corpo e sexualidade presentes e silenciadas em trabalhos nos anais de eventos da área de pesquisa em educação em Ciências e Biologia, através dos anais do ENPEC e ENEBIO, no período de 2011 a 2021. A análise dos dados foi feita a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), e foram elaboradas duas categorias a priori, Biomédica/Preventivista e Sociocultural e outras duas categorias emergentes a Cartesiana/Fragmentada e a Afrocentricidade, sendo que a última emergiu a partir de trabalhos que se desenvolveu numa perspectiva de construir outras epistemologias e experiências sobre o corpo e a sexualidade, que historicamente foram negadas pela colonialidade aos contextos escolares e vistas como formas não legítimas de se pensar o ser humano na sua complexidade. A distribuição dos trabalhos a partir das categorias se deu na seguinte forma: 13 trabalhos na categoria Biomédica/Preventivista o que corresponde a (50% do total dos trabalhos), 1 trabalho na categoria Cartesiana/Fragmentada (3,85% do total dos trabalhos ), 8 trabalhos na categoria Sociocultural (30,77% do total dos trabalhos), 4 trabalhos na categoria Afrocentricidade (15,38% do total dos trabalhos). Notamos que há uma maior incidência de trabalhos apresentados nas categorias Cartesiana/Fragmentada e Biomédica/Preventivista, cuja hegemonia desse discurso se perpetua pela via de mecanismos que colaboram com a manutenção desse sistema colonial. Nesse sentido, o Ensino de Ciências e Biologia tem sido um ponto comum de operação para a colonialidade ainda exercer sua força. Apenas quatro trabalhos desenvolveram suas abordagens a partir de referências não eurocêntricas.Abstract: This work is the result of a master's degree research linked to the PostgraduateProgram in Scientific and Technological Education at the Federal University of SantaCatarina - PPGECT/UFSC. It was carried out with the aim of discussing conceptionsand approaches to the body and sexuality present and silenced in works in the annalsof events in the area of research in Science and Biology education, through the annalsof ENPEC and ENEBIO, in the period from 2011 to 2021. Data analysis was carriedout using Discursive Textual Analysis (ATD), and two a priori categories were created,Biomedical/Preventivist and Sociocultural, and two other emerging categories,Cartesian/Fragmented and Afrocentricity, with the latter emerging from work that wasdeveloped with a view to building other epistemologies and experiences about thebody and sexuality, which were historically denied by coloniality to school contexts andseen as non-legitimate ways of thinking about the human being in its complexity. Thedistribution of works according to the categories was as follows: 13 works in theBiomedical/Preventative category, which corresponds to (50% of the total works), 1work in the Cartesian/Fragmented category (3.85% of the total works ), 8 works in theSociocultural category (30.77% of the total works), 4 works in the Afrocentricitycategory (15.38% of the total works). We note that there is a greater incidence of workspresented in the Cartesian/Fragmented and Biomedical/Preventivist categories,whose hegemony of this discourse is perpetuated through mechanisms thatcollaborate with the maintenance of this colonial system. In this sense, the Teachingof Science and Biology has been a common point of operation for coloniality to stillexert its force. Only four works developed their approaches from non-Eurocentricreferences.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254610
Data: 2023


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