Mídia-educação e letramento midiático: a formação continuada de professores do Ensino Fundamental através do jogo Comenius Pocket

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Mídia-educação e letramento midiático: a formação continuada de professores do Ensino Fundamental através do jogo Comenius Pocket

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Título: Mídia-educação e letramento midiático: a formação continuada de professores do Ensino Fundamental através do jogo Comenius Pocket
Autor: Muniz, Edenilton da Silva
Resumo: A presente pesquisa visa identificar como o jogo de planejamento didático, o Comenius Pocket, contribui para o letramento midiático dos professores do Ensino Fundamental na formação continuada em um centro educacional municipal na cidade de Balneário Camboriú, localizado no estado de Santa Catarina, Brasil. O estudo tem como objetivos específicos: a) Investigar como os jogos podem ser utilizados na formação continuada de professores para a ampliação do letramento midiático; b) propor, executar e analisar uma formação de professores com o jogo Comenius Pocket; c) identificar e analisar na oficina, indicadores de ampliação do letramento midiático da aprendizagem baseado no jogo Comenius Pocket. A pesquisa tem como abordagem teórica os estudos sobre formação de professores, letramento midiático, notícias, jogo educativo e planejamento didático. Esta pesquisa é de natureza aplicada, transformadora, de tempo transversal, como fonte bibliográfica, de abordagem qualitativa, com procedimentos de pesquisa-ação participante, não experimental, com participação de 11 professores do Ensino Fundamental dos anos finais. Tendo como base a experiência coletiva de jogar o Comenius Pocket, a pesquisa utiliza como instrumento de geração de dados um questionário de perfil midiático, um instrumento de observação durante um workshop de formação presencial, um momento online/assíncrono na plataforma Moodle Grupos UFSC, com atividades de análise e reflexão e um questionário de autoavaliação semiestruturado com perguntas abertas e fechadas sobre jogos, notícias e planejamento didático. O perfil midiático dos professores indica que mais de 90% não pesquisaram na internet ou em revistas especializadas sobre assuntos relacionados a jogos ou a indústria de jogos, 64% sinalizaram que tiveram poucos momentos de aprendizado sobre jogos na formação inicial. Nas notas de campo e observações empíricas, durante a prática do jogo, foram evidenciadas nas falas dos professores, críticas com relação à falta de recursos nas escolas, como livros, internet e celulares, e a necessidade de mais apoio à gestão escolar. Nos registros do Moodle, os professores levantaram debates sobre as cartas feitas por eles no modo criativo, e essas criações denotam fortes características que apontam os jogos como atividades humanas capazes de elaborar o pensamento crítico para o uso das mídias na prática pedagógica. No questionário de autoavaliação, 82% dos professores mencionaram que a reflexão em grupo contribuiu para ampliar o letramento midiático. A partir dos instrumentos aplicados, os dados indicam uma reflexão sobre seus planejamentos e as potencialidades das mídias no processo formativo, pois debateram as regras e desafios do jogo, tiveram a oportunidade de discutir e construir coletivamente práticas pedagógicas mobilizadas pelas experiências. A pesquisa também revela que o jogo Comenius Pocket tem potencial para gerar debates sobre a mídia-educação no contexto educacional, para a formação crítica e cidade na sociedade contemporânea. Concluímos que esta pesquisa contribui para a área de formação de professores e mídia-educação ao destacar o potencial do jogo como instrumento de formação flexível, reflexivo e colaborativo. Possibilitou um espaço para futuras investigações e aperfeiçoamento e melhorias do jogo, levando em consideração a diversidade de contextos e a valorização das experiências dos professores.Abstract: This research aims to identify how the didactic planning game, Comenius Pocket, contribute to the media literacy of elementary school teachers in continuing education at a municipal educational center in the city of Balneário Camboriú, located in the state of Santa Catarina, Brazil. The study has specific objectives: a) Investigate how games can be used in the continuing education of teachers to enhance media literacy; b) propose, implement, and analyze teacher training with the Comenius Pocket game; c) identify and analyze indicators of media literacy expansion in the workshop based on the Comenius Pocket game. The theoretical approach of the research includes studies on teacher training, media literacy, media, educational games, and didactic planning. This research is of an applied, transformative nature, with a transversal time frame, as bibliographic source, with a qualitative approach, using participant action research procedures, non-experimental, with the participation of 11 elementary school teachers. Based on the collective experience of playing Comenius Pocket, the research uses a media profile questionnaire, an observation instrument during the face-to-face training workshop, an online/asynchronous moment on the Moodle Groups UFSC platform with analysis and reflection activities, and a semi-structured self-assessment questionnaire with open and closed questions about games, media, and didactic planning. The teachers' media profile indicates that more than 90% do not research the internet or specialized magazines on game-related topics or the gaming industry, 64% indicated that they had few learning moments about games in their initial training. In the field notes, teachers' statements highlighted criticism regarding the lack of resources in schools, such as books, internet, and cell phones, and the need for more support from school management. In the Moodle records, teachers raised debates about the cards created in creative mode, and these creations show strong characteristics pointing to games as human activities capable of developing critical thinking for the use of media in pedagogical practice. In the self-assessment questionnaire, 82% of teachers mentioned that group reflection contributed to expanding media literacy. Based on the applied instruments, the data indicate reflection on their planning and the potential of media in the formative process, as they discussed the rules and challenges of the game, had the opportunity to discuss and collectively build pedagogical practices mobilized by experiences. The research also reveals that the Comenius Pocket game as a training tool has the potential to generate discussions about media education in the educational context, for critical and civic education in contemporary society. We conclude that this research contributes to the field of teacher training and media education by highlighting the potential of the game as a flexible, reflective, and collaborative training tool. It provided space for future investigations and the refinement and improvement of the game, taking into account the diversity of contexts and the appreciation of teachers' experiences.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254518
Data: 2024


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