Sociologia Ambiental na Educação Ambiental: uma pesquisa a partir dos Livros Didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Novo Ensino Médio
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Título:
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Sociologia Ambiental na Educação Ambiental: uma pesquisa a partir dos Livros Didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o Novo Ensino Médio |
Autor:
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Kasper, Gabriela Pereira
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Resumo:
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A temática ambiental está nas discussões globais há algumas décadas, desde o início do
questionamento acerca do uso de recursos de forma não planejada. Hoje as questões ambientais
são fato consumado do cotidiano: desastres naturais, problemas de abastecimento de água e o
aquecimento global. A Educação Ambiental está dentro deste debate desde o começo, no
sentido de trazer esclarecimentos sobre os impactos causados pelo mau uso de recursos. Ela é
parte do campo educacional, nos currículos da Educação Básica e Superior no Brasil, dentro de
uma perspectiva interdisciplinar. Neste sentido, nos interessou analisar a Sociologia dentro
desta perspectiva, tendo como objetivo principal compreender a Sociologia Ambiental como
teoria explicativa dentro da Educação Ambiental, no ensino de Ciências Sociais, a partir dos
livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com temática ambiental, para Ensino
Médio, aprovados no PNLD 2021. Isso, a partir de um cenário educacional do Novo Ensino
Médio. Para tal temos como questão de pesquisa: Como a Sociologia Ambiental é empregada
enquanto teoria explicativa na Educação Ambiental, especificamente nos livros didáticos de
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas destinados ao Ensino Médio? Usamos como
metodologia, uma pesquisa documental, com leis e decretos que norteiam a Educação, o ensino
de Sociologia e a Educação Ambiental e uma pesquisa bibliográfica com os livros didáticos
aprovados pelo PNLD 2021 a partir de uma análise de conteúdo baseada no uso de
categorizações e inferências. A partir da pesquisa compreendemos a Sociologia Ambiental
como um campo relevante dentro da Educação Ambiental, numa relação sociedade e natureza,
todavia há uma ausência de aprofundamento em relação à Modernização Ecológica e a
Sociedade de Risco, o que evidencia a perda da autonomia da Sociologia enquanto disciplina
no NEM, visto que há uma escassez de análises sociológicas, salvo em alguns casos. No que se
refere ao Desenvolvimento Sustentável, pudemos analisá-lo a partir da Sociologia Ambiental,
principalmente no que se refere a críticas. |
Descrição:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254376
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Data:
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21-02-24 |
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