Papel da configuração estrutural dos jogos reduzidos sobre a manifestação de ações criativas em jovens jogadores de futebol

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Papel da configuração estrutural dos jogos reduzidos sobre a manifestação de ações criativas em jovens jogadores de futebol

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Título: Papel da configuração estrutural dos jogos reduzidos sobre a manifestação de ações criativas em jovens jogadores de futebol
Autor: Ueda, Lucas Shoiti Carvalho
Resumo: A criatividade nos esportes é uma temática emergente e uma habilidade cada vez mais debatida nos processos de formação esportiva. Ao longo do tempo, a compreensão do fenômeno a partir de um olhar inatista sofreu avanços e passou a conjugar os fatores biológicos com variáveis socioambientais, buscando conceber o indivíduo criativo em seu ambiente ecológico. Nesse sentido, abordagens pedagógicas recentes têm considerado a importância do ambiente de treino e da manipulação das tarefas para potencializar as ações criativas no futebol. No entanto, restam lacunas sobre o conhecimento das melhores estruturas de tarefas que favoreçam a criatividade no futebol. Assim, o objetivo geral desta dissertação foi avaliar o impacto da manipulação de constrangimentos estruturais sobre a criatividade tática e o comportamento exploratório de jovens futebolistas nos jogos reduzidos de futebol. O presente trabalho foi estruturado no modelo coletânea de artigos científicos, composta por dois estudos. O primeiro, de revisão sistemática, objetivou identificar o impacto do número de jogadores na emergência de movimentos criativos em jogos reduzidos de futebol, enfatizando o contexto de prática deliberada. Para isso, o protocolo e o desenvolvimento da revisão sistemática seguiram o Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). O segundo, proposta de estudo original, teve por objetivo analisar a influência da manipulação do tamanho do campo e do formato numérico em jogos reduzidos de futebol sobre a criatividade e comportamento exploratório de jovens jogadores. Participaram 36 jovens jogadores das categorias sub-10 e sub-11 (10,79 ± 0.60 anos) de um time da cidade de Florianópolis-SC. Os participantes tiveram coletadas medidas de criatividade no Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), de criatividade tática em jogos por meio de análise notacional utilizando da matriz Creative Behaviour Assessment in Team Sports (CBATS), e de comportamento exploratório extraído dos dados posicionais (latitude e longitude) obtidos com por meio de tecnologia GPS em quatro proposições de jogos reduzidos (SSG4v4-Small, SSG4v4-Large, SSG5v5-Small e SSG5v5-Large). Relativamente à análise estatística, Equações de Estimativas Generalizadas (GEE) foram empregadas para a comparação das variáveis de criatividade (tentativas, fluência, versatilidade e originalidade) e comportamento exploratório (stretch index, players? major range e spatial exploration index) nas diferentes configurações de tarefas (p < 0,05). Os resultados do primeiro estudo indicaram a possibilidade do formato numérico e das dimensões do campo influenciarem a criatividade e variabilidade de exploração em jogos reduzidos, com ressalvas quanto a área relativa por jogador para a formatação dos espaços de jogo. O segundo estudo complementou a revisão, ao encontrar maiores valores de fluência e versatilidade no SSG4v4-Small se comparado ao SSG5v5-Large e SSG5v5-Small (p = 0,036 e p = 0,022, respectivamente). A originalidade foi maior nos jogos SSG4v4-Small e SSG4v4-Large em comparação com SSG5v5-Small e SSG5v5-Large (p < 0.001). As variáveis stretch index, players? major range e spatial exploration index foram maiores em jogos disputados nos campos grandes (SSG4v4-Large e SSG5v5-Large) (p < 0.001). Os resultados apontaram que os jogos reduzidos com menor número de jogadores favorecem a emergência de ações criativas. Das dimensões de campo, conclui-se que maiores espaços permitem uma maior variabilidade de exploração espacial aos jogadores.Abstract: Creativity in sports is an emerging theme and a skill increasingly debated in sports training processes. The attribution to innate aspects has been confronted by interactionist theories, where attention to biological factors is also shifted to a systemic, sociocultural, and environmental perspective for the recognition and development of the creative individual. In this sense, pedagogical approaches have increasingly considered the importance of tasks in enhancing creative actions in soccer. However, there are still gaps in knowledge regarding the best task structures that foster creativity in soccer. Thus, the general objective was to evaluate the impact of manipulating structural constraints on the tactical creativity and exploratory behavior of young soccer players in small-sided soccer games. This dissertation was structured in the form of a collection of scientific articles, composed of two studies. The first, a systematic review, aimed to identify the impact of the number of players on the emergence of creative movements in small-sided soccer games, emphasizing the context of deliberate practice. For this, the protocol and development of the systematic review followed the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). The second, an original study proposal, aimed to analyze the influence of manipulating the field size and numerical format in small-sided soccer games on the creativity and exploratory behavior of young players. Thirty-six young players from the U10 and U11 categories (10.79 ± 0.60) from a team in the city of Florianópolis-SC participated. Participants had measures of creativity in the Test of Children's Figural Creativity (TCFI), tactical creativity in games through notational analysis using the Creative Behaviour Assessment in Team Sports (CBATS) matrix, and exploratory behavior extracted from positional data (latitude and longitude) obtained through GPS technology in four propositions of small-sided games (SSG4v4-Small, SSG4v4-Large, SSG5v5-Small e SSG5v5-Large). Regarding the statistical analysis, Generalized Estimating Equations (GEE) were employed to compare creativity variables (attempts, fluency, versatility, and originality) and exploratory behavior (stretch index, players? major range, and spatial exploration index) in different task configurations (p < 0.05). The results of the first study indicated the possibility of the numerical format and field dimensions influencing creativity and exploration variability in small-sided games, with reservations regarding of the relative area per player for formatting game spaces. The second study complemented by finding higher values of fluency and versatility in the SSG4v4-Small compared to SSG5v5-Large e SSG5v5-Small (p = 0.036 e p = 0.022, respectively). Originality was higher in SSG4v4-Small and SSG4v4-Large games compared to SSG5v5-Small and SSG5v5-Large (p < 0.001). The variables stretch index, players? major range, and spatial exploration index were higher in games played on large fields (SSG4v4-Large and SSG5v5-Large) (p < 0.001). The results confirm the hypothesis, as the composition of confrontations with a smaller number of players favors the emergence of creative actions. Regarding field dimensions, it is concluded that larger spaces allow for greater spatial exploration variability for players.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254349
Data: 2024


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