A linguagem do brincar nas rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A linguagem do brincar nas rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis

Mostrar registro completo

Título: A linguagem do brincar nas rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis
Autor: Martins, Samara Escobar
Resumo: A capoeira é uma manifestação cultural, singular e complexa, de origem afro-brasileira, que ao longo da sua história se desenvolveu em diferentes lugares e contextos, nas ruas ou fora delas. Nas rodas, a capoeira se manifesta livremente em suas diversas possibilidades expressivas, políticas, lúdicas e combativas, espaços onde os capoeiristas se reúnem para jogar, tocar e cantar. Acreditamos que questões humanas profundas e transformadoras perpassam pelo brincar e pelo corpo de crianças e de adultos, o que inspirou o objetivo deste estudo, qual seja: investigar a linguagem do brincar nas rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis (SC), na percepção dos capoeiristas. Para tanto, trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa dos dados. Participaram da pesquisa 20 capoeiristas adultos, homens e mulheres, que frequentam, ao menos, uma das rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis (SC). Os voluntários deste estudo realizaram entrevistas semiestruturadas, as quais foram transcritas em sua totalidade e organizadas, com auxílio do software N-Vivo 12, para posterior análise, seguindo a técnica de análise de conteúdo. Além disso, foram levantados registros dessas rodas, fotos e vídeos, que os participantes tinham em seu acervo pessoal. Esses registros foram utilizados a partir da técnica de foto-elicitação para recolha de informações. Os resultados da investigação estão sendo apresentados no modelo alternativo (coletânea de artigos). Ademais, o estudo contou com uma ampla pesquisa bibliográfica com vistas à elaboração de um ensaio teórico sobre o tema (artigo 1). Com isso, procuramos nos aproximar de uma compreensão mais ampla do contexto de investigação, considerando os elementos que o rodeiam, social e culturalmente. Em um país como o Brasil, com uma acentuada desigualdade social, torna-se significativo que manifestações, cujo propósito seja a defesa dos direitos das minorias, sejam reconhecidas, contribuindo de forma a avançar nos conhecimentos sobre elas. As categorias encontradas, após a análise dos dados, foram: A) Concepções sobre o brincar, unidades de registro: vadiação, alegria, tensão; B) Ação político social, unidades de registros: resistência e educação; e C) Implicações da covid-19, cujas unidades de registro foram: dificuldades e reinvenções. As categorias A e B foram trabalhadas no artigo 2, enquanto a categoria C reverberou na escrita do artigo 3. Embora o estudo tenha encontrado limitações para sua realização, em função da pandemia da covid-19, que impossibilitou a observação das rodas in loco, conseguimos atender às expectativas iniciais, ampliando nosso olhar e nossa compreensão para a manifestação da linguagem do brincar nas rodas de rua tradicionais de capoeira em Florianópolis (SC). Defendemos que o potencial lúdico e brincante, presente no jogo de capoeira, é fundamental à própria experiência do jogo em sua plenitude. Identificamos o brincar como um traço significativo das rodas tradicionais de capoeira, as quais se posicionam de forma contra-hegemônica, evidenciando relações que se estabelecem entre o brincar e o ativismo social. Além disso, a pesquisa destaca a importância de recorrer às manifestações e aos atores sociais invisibilizados ao longo da história ao refletir sobre os desdobramentos do distanciamento social para essas rodas e seus participantes, duplamente desfavorecidos durante a pandemia da covid-19. Assim, o estudo contribuiu, não apenas com o campo científico da Educação Física, mas também com a comunidade da capoeira e suas lutas, dando visibilidade ao fenômeno investigado.Abstract: Capoeira is a cultural manifestation, unique and complex, of Afro-Brazilian origin, which throughout its history has been developed in different places and contexts, in the streets or outside them. Capoeira freely manifests itself in its various expressive, political, playful and combative possibilities, spaces where capoeiristas gather to game play, music play and sing. We believe that deep and transforming human issues permeate the playing and the bodies of children and adults, which inspired the objective of this study, which is: to investigate the language of playing in traditional capoeira street circles in Florianópolis (SC), in the perception of capoeiristas.For that, we opted for a field research, descriptive and exploratory with a qualitative approach of the data. Twenty adult capoeiristas, men and women, participated in the research, who attend at least one of the traditional capoeira street circles in Florianópolis (SC). The volunteers of this study carried out semi-structured interviews, which were transcribed in their entirety and organized, with the aid of the N-Vivo 12 software, for further analysis, following the content analysis technique. In addition, we carried out a survey of records of these circles, photos and videos, which the participants had in their personal collection. These records were used using the photo-elicitation technique to collect information. The research results are being presented in the alternative model (collection of articles). Furthermore, we carried out an extensive bibliographic research with a view to the elaboration of a theoretical essay on the subject (article 1). With this, it was intended to bring us closer to a broader understanding of this context, considering the elements that surround it, socially and culturally. In a country like Brazil, with a marked social inequality, it becomes significant that manifestations, whose purpose is the defense of the rights of minorities, are recognized, contributing in a way to advance in the knowledge about them. The categories found, after data analysis, were: A) Conceptions about playing, recording units: loitering, joy, tension; B) Political-social action, recording units: resistance and education; C) Implications of covid-19, whose registration units were: difficulties and reinventions. Categories A and B were worked on in article 2, while category C reverberated in the writing of article 3. Although the study found limitations in its execution, due to the covid 19 pandemic, which made it impossible to observe the wheels in loco, we managed to meet the initial expectations, expanding our look and our understanding for the manifestation of the language of playing on the wheels of traditional capoeira street in Florianópolis (SC). We defend that the ludic and playful potential, present in the game of capoeira, is fundamental to the very experience of the game in its fullness. We identified playing as a significant trait of traditional capoeira circles, which are positioned in a counter-hegemonic way, evidencing relationships that are established between playing and social activism. In addition, the research highlights the importance of resorting to manifestations and social actors that have been invisible throughout history when reflecting on the consequences of social distancing for these groups and their participants, doubly disadvantaged during the covid-19 pandemic. Thus, the study contributed not only to the scientific field of Physical Education, but also to the capoeira community and its struggles, giving visibility to the investigated phenomenon.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254000
Data: 2022


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PGEF0607-D.pdf 4.251Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar