A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS

DSpace Repository

A- A A+

A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS

Show full item record

Title: A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
Author: MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULI; SILVA, ANDREA NATALIA; BRACHT, EVANDRO CESAR; NISHI, JULIANA MAYUMI; LOPES, ROSA PAULINA RAMOS; JUNIOR, RONÃ ALVES BORGES
Abstract: Este artigo analisa as escolhas e expectativas de alunos do ensino médio por meio de dados coletados durante o Projeto de Extensão "Oficina Vocacional: Jornada das Profissões da UEMS nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul". Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos por alunos de escolas estaduais nos anos de 2021, 2022 e 2023. A análise dos dados foi conduzida usando Google Forms, Excel e a ferramenta de Inteligência Artificial (Chat Gpt). As principais conclusões incluem: A maioria dos alunos considera cursar o Ensino Superior em uma universidade pública, mas muitos estão indecisos, destacando a complexidade das decisões educacionais. As escolhas de cursos variam amplamente, com destaque para medicina e direito, mas há preocupação com a falta de interesse em cursos de licenciatura. A indecisão sobre a escolha do curso é comum, sugerindo a importância contínua de projetos de orientação vocacional e estratégias educacionais que ajudem os jovens a tomar decisões alinhadas com seus interesses e objetivos. Essas análises fornecem informações valiosas para orientar futuras ofertas de cursos da UEMS e direcionar iniciativas de apoio à orientação vocacional dos alunos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253902
Date: 2023-12-15


Files in this item

Files Size Format View
1230189.pdf 252.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar