A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS

Mostrar registro completo

Título: A JORNADA DAS PROFISSÕES: EXPECTATIVAS E ESCOLHAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MS
Autor: MOREIRA, ADRIANA ROCHAS DE CARVALHO FRUGULI; SILVA, ANDREA NATALIA; BRACHT, EVANDRO CESAR; NISHI, JULIANA MAYUMI; LOPES, ROSA PAULINA RAMOS; JUNIOR, RONÃ ALVES BORGES
Resumo: Este artigo analisa as escolhas e expectativas de alunos do ensino médio por meio de dados coletados durante o Projeto de Extensão "Oficina Vocacional: Jornada das Profissões da UEMS nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul". Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos por alunos de escolas estaduais nos anos de 2021, 2022 e 2023. A análise dos dados foi conduzida usando Google Forms, Excel e a ferramenta de Inteligência Artificial (Chat Gpt). As principais conclusões incluem: A maioria dos alunos considera cursar o Ensino Superior em uma universidade pública, mas muitos estão indecisos, destacando a complexidade das decisões educacionais. As escolhas de cursos variam amplamente, com destaque para medicina e direito, mas há preocupação com a falta de interesse em cursos de licenciatura. A indecisão sobre a escolha do curso é comum, sugerindo a importância contínua de projetos de orientação vocacional e estratégias educacionais que ajudem os jovens a tomar decisões alinhadas com seus interesses e objetivos. Essas análises fornecem informações valiosas para orientar futuras ofertas de cursos da UEMS e direcionar iniciativas de apoio à orientação vocacional dos alunos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253902
Data: 2023-12-15


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
1230189.pdf 252.5Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar