dc.contributor.author |
RABELO, ROBERTO ARAÚJO DA SILVA VASQUES |
|
dc.contributor.author |
VERNI, DOMEIVER ELIAS SANTIAGO |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-04T14:28:05Z |
|
dc.date.available |
2024-01-04T14:28:05Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253871 |
|
dc.description.abstract |
O artigo discute a expansão da educação superior brasileira a partir de articulações analíticas sobre o SINAES. A atual política de avaliação da educação superior brasileira busca aprimorar a qualidade educacional e orientar a gestão universitária. Nas últimas décadas a educação superior brasileira tem passado por forte expansão via autorização de novos cursos de graduação à distância. Portanto, o texto busca contribuir para o desenvolvimento de respostas à seguinte questão: quais os efeitos do SINAES articulados ao processo de expansão da educação superior brasileira? O estudo tem caráter ensaístico, adotando como procedimento metodológico revisão bibliográfica narrativa. Com perspectiva qualitativa, o estudo indica o SINAES como política pública potente capaz de auxiliar na orientação do acesso à educação superior no Brasil. Outrossim, o SINAES fomenta a cultura de autoavaliação institucional nas IES e pode contribuir para a democratização do conhecimento, pois promove a melhoria contínua em elementos administrativos e didáticos desenvolvidos por docentes, gestores e corpo técnico das instituições. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E O SINAES: NOTAS SOBRE UMA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |