dc.contributor.author |
CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA |
|
dc.contributor.author |
SILVA, FERNANDA CRISTINA DA |
|
dc.contributor.author |
SNOEIJER, ENIO |
|
dc.contributor.author |
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-02T15:19:11Z |
|
dc.date.available |
2024-01-02T15:19:11Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253778 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo estabelecer uma análise comparativa entre os processos de avaliação da pós-graduação no Brasil e na Espanha e o papel dos egressos nessa avaliação. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário aplicado junto à IES espanholas, além de bibliografias e documentos no que se refere ao processo de avaliação dos PPGs brasileiros. Como principais conclusões, destaca-se o fato de que os egressos são considerados em critérios e indicadores da avaliação da pós-graduação em ambos os sistemas educacionais do países analisados, ainda que haja diferenças sutís na operacionalização da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil e na Espanha. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |