O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA

DSpace Repository

A- A A+

O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA

Show full item record

Title: O PAPEL DOS EGRESSOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ESPANHA
Author: CABRAL, THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA; SILVA, FERNANDA CRISTINA DA; SNOEIJER, ENIO; PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
Abstract: Este estudo teve como objetivo estabelecer uma análise comparativa entre os processos de avaliação da pós-graduação no Brasil e na Espanha e o papel dos egressos nessa avaliação. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa básica, descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados um questionário aplicado junto à IES espanholas, além de bibliografias e documentos no que se refere ao processo de avaliação dos PPGs brasileiros. Como principais conclusões, destaca-se o fato de que os egressos são considerados em critérios e indicadores da avaliação da pós-graduação em ambos os sistemas educacionais do países analisados, ainda que haja diferenças sutís na operacionalização da avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil e na Espanha.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253778
Date: 2023-12-15


Files in this item

Files Size Format View
1230151.pdf 640.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar