Abstract:
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O planejamento enquanto ferramenta orientadora da prática docente permite que o processo educacional escolarizado e institucionalizado ocorra de forma organizada e eficiente, principalmente quando falamos da última etapa da Educação Básica: o Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar o processo de elaboração do planejamento dos conteúdos no Ensino Médio a partir da perspectiva dos professores de Educação Física. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Santa Catarina, sendo dois homens e duas mulheres. Os dados foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo e apresentados e discutidos em quatro categorias articuladoras. Os resultados indicam que os professores entrevistados entendem o processo de planejar como uma ação antecipatória, uma ferramenta fundamental para alcançar metas e objetivos, que é indispensável seguir uma linha cronológica de conteúdos e que é muito importante que saia do nível teórico do papel para o nível prático do ensino, realizam os seus planejamentos de acordo com os documentos norteadores da Educação Física Escolar atualizados com a reforma do Novo Ensino Médio, porém, não conseguem realizar com frequência planejamentos coletivos com os pares da Área de Linguagens e veem a relação entre o planejamento, o aluno e o conteúdo como muito importante, sendo constatado que todos os professores entrevistados têm o olhar voltado ao perfil da turma, seus interesses e suas experiências anteriores com a Educação Física. |